O empreendedor Jayson Gaignard não teve uma vida fácil. Hoje palestrante do TED Talk for Entrepreneurs, Gaignard começou seu próprio negócio em 2007, ao largar o colégio para entregar ingressos para shows pessoalmente – uma espécie de serviço de concierge.
O negócio cresceu e tornou-se a Tickets Canada, empresa que chegou a faturar US$ 5 milhões em vendas anuais. Depois, ele decidiu vender a companhia, porém, seu sócio gastou muito dinheiro e fugiu do país, deixando a fatura para Gaignard.
O exemplo de superação veio no final de 2012, quando um amigo o convidou para um evento com o vendedor e escritor Seth Godin, cujo tema era “economia da conexão”, ou seja, a teoria de que há grande valor em ser o catalisador entre dois indivíduos que pensam iguais. A partir disso, foi criado o famoso Mastermind Dinners, em Toronto, “jantares” reunindo grandes empreendedores selecionados na rede de contatos de Gaignard. No começo, o empreendedor não tinha dinheiro, mas gastava de US$ 600 a US$ 800 por jantar.
Em 2013, ele fez uma aposta ainda maior na economia da conexão, que começou quando o autor e empreendedor Tim Ferriss não conseguiu emplacar seu livro, “The 4-Hour Chef”, nas redes de livrarias tradicionais, pois a Amazon o estava publicando. Embora precisasse enviar rapidamente seus livros, Ferriss não possuía uma rede de distribuição necessária.
Então, ele ofereceu duas palestras gratuitas para a rede de Gaignard se ele decidisse comprar os 4 mil exemplares do livro. O único problema é que o preço seria em torno de US$ 84 mil e Gaignard não tinha o dinheiro. No final, com sua rede de contatos, ele conseguiu arrecadar o valor para comprar todas as unidades.
Neste período, Gaignard ainda estava falido, mas já tinha em mente um evento com Ferriss, um dos palestrantes mais procurados do mundo. Com isso, ele usou as duas palestras que tinha comprado para lançar o primeiro evento MastermindTalks alguns meses depois.
Para este evento, ele telefonou para todas as pessoas que compraram ingresso e garantiu o reembolso caso eles não acreditassem no esquema. Naquela ocasião, ele reembolsou uma dúzia de ingressos, perdendo mais de US$43 mil. Porém, quando estabeleceu um controle de qualidade, Gaignard recuperou todo o dinheiro, fazendo com que participantes pedissem para poder comprar o ingresso – e os palestrantes, que normalmente cobram um preço alto, começaram a participar gratuitamente. Tudo isso pois o público que participa do evento é reconhecido no mundo todo.
Já este ano, o terceiro evento teve os ingressos esgotados rapidamente, atraindo mais atenção do que nunca, tendo a Tesla como parceira. E, embora ainda esteja pagando suas dívidas, Gaignard, hoje, é reconhecido no mundo do empreendedorismo e negócios devido a sua rede de relacionamentos.