Empreendedor é aquele que assume os riscos e funda seu próprio negócio. Já o administrador é o responsável por administrar um empreendimento. O empreendedor geralmente tem paixão pelo que faz, utiliza os recursos disponíveis, transforma o ambiente onde vive e aceita assumir a possibilidade de fracassar. Já os administradores ocupam funções e detém conhecimentos funcionais ou gerais.
O que move o administrador é o dinheiro, já a motivação do empreendedor é a paixão, ele faz aquilo porque tem um objetivo maior, muitas vezes pessoal. O administrador é imediatista, quer os resultados pra já. Ao contrário, o empreendedor é visionário, e enxerga o resultado de suas ações a médio e longo prazo. Por isso, a orientação estratégica do administrador guia-se pelos critérios de desempenho, já o empreendedor olha as oportunidades.
Com relação à análise das oportunidades, cada um olha sob sua ótica. O empreendedor toma decisões rápidas e o administrador analisa mais, vê os riscos, estuda e só então toma decisões. Por isso, em relação à alocação de recursos financeiros e mão de obra, o empreendedor prioriza a eficiência, enquanto o administrador se guia pelo planejamento formal.
Quanto à cultura de gerenciamento, o empreendedor é informal, já o administrador é formal e segue a cultura da organização. A função do administrador, diferente do empreendedor, é delegar funções e surpevisionar o trabalho. O empreendedor, por sua vez, envolve-se com a atividade e produz junto.
Porém, mesmo com as diferenças, cada profissional é importante dentro de uma organização. Nenhum é melhor do que o outro. Cada um tem seu perfil e seu papel nos negócios.