Abrir uma empresa é o sonho de muitas pessoas. Conseguir levar este plano adiante e obter sucesso no encaminhamento do negócio, porém, exige uma série de atitudes baseadas em características pessoais. Estas habilidades poderão ser desenvolvidas ao longo do tempo, a partir de um constante aprimoramento de quem está à frente da empresa.
Um bom empreendedor, segundo apontam especialistas do Sebrae, deve ser uma pessoa de iniciativa. Isso significa buscar novos desafios, além de constantemente reunir informações do mercado onde pretende atuar. Para manter-se no mercado rumo ao sucesso que almeja, o bom empreendedor também necessita de muita persistência. Os desafios e as perdas no caminho serão diversos até que o negócio realmente torne-se lucrativo. O empreendedor necessita ter a capacidade de seguir em frente, mesmo diante destas adversidades.
Ainda segundo o Sebrae, o bom empreendedor deve estar apto a correr riscos, sempre de maneira calculada e, para isso, deve realizar um planejamento. Sem o planejamento, além da tendência dos riscos se transformarem em perdas, é praticamente impossível fazer uma gestão a médio e longo prazo, o que dificulta consideravelmente o desenvolvimento de qualquer empreendimento.
Outra característica do chamado bom empreendedor que merecem ser citadas, e que também são destacadas pelo Sebrae, são a eficiência e a qualidade nas entregas; a criação e manutenção de uma rede de contados, que permitirá que sejam encontrados investidores, parceiros e, também novas oportunidades de negócios e acesso a clientes; e, é claro, a liderança, básica para que a equipe possa trabalhar motivada e em seu maior nível de produtividade.
Mesmo que não conte com todas estas características, é importante que o empreendedor tenha consciência das habilidades fundamentais para que seu trabalho transcorra da melhor forma. Assim, será possível buscar novos aprendizados, principalmente naqueles pontos que se mostrarem mais frágeis.