Home > Empreendedores > Fique por dentro dos principais conceitos de gestão e empreendedorismo

Fique por dentro dos principais conceitos de gestão e empreendedorismo

Entenda o significado de alguns termos utilizados com bastante frequência; conceitos podem ser especialmente interessantes pra quem ainda não trabalha com gestão e empreendedorismo

Foto: © Depositphotos.com / depositedhar

Durante o dia a dia em ambientes corporativos ou empreendimentos em geral, passamos a ter familiaridade com alguns conceitos que se tornam naturais em nossas práticas profissionais. Porém, nem sempre paramos para nos apropriar verdadeiramente de todos esses termos.

Separamos abaixo alguns conceitos básicos ligados às áreas de gestão e empreendedorismo. Ainda que simples, eles pontuam os principais tópicos presentes nas atividades cotidianas de uma empresa. Para quem não faz parte deste universo e quer aprender um pouco mais, é uma oportunidade para ficar por dentro destes conceitos.

Empreendedorismo

Para o Sebrae, empreender é identificar oportunidades e desenvolver meios de aproveitá-las, assumindo riscos e desafios. Desta forma o empreendedorismo diz respeito às habilidades de iniciativa, visão de futuro, capacidade de inovar, organizar demandas e gerenciar equipes, além de firmeza e determinação. É possível ser empreendedor em ações que não tenham a ver com o universo empresarial (como na realização de um projeto pessoal, por exemplo). Mas o termo empreendedorismo é mais amplamente utilizado no sentido de determinar ações ligadas à abertura e manutenção de empresas.

Perfil empreendedor

Trata-se de um conjunto de características presentes em pessoas que têm mais condições de empreender um negócio e mantê-lo, sejam elas donas de seus próprios negócios ou não.

De acordo com uma lista promovida também pelo Sebrae, os pontos que compõem um perfil empreendedor são:

• Conhecer o ramo de atuação e buscar sempre novas informações;

• Possuir capacidade de liderar e motivar;

• Correr riscos calculados;

• Ser otimista, organizado e criativo;

• Possuir comprometimento e determinação;

• Ser persistente, não desistir e superar obstáculos;

• Ser independente e autoconfiante;

• Estabelecer metas;

• Buscar oportunidades e tomar iniciativa;

• Acompanhar o desempenho dos concorrentes;

• Planejar e realizar um monitoramento sistemático das ações.

Inovação

Cada vez mais ligada ao empreendedorismo, a inovação diz respeito à capacidade de ter ideias criativas e originais e, também de colocá-las em prática. Inovar é uma necessidade crescente nas corporações e empresas de todos os portes, por conta de um mercado cada vez mais competitivo.

Gestão

O termo gestão merece ser observado com cuidado. Ele diz respeito à administração de um negócio e/ou das áreas que fazem parte dele. É usado, inclusive, como um sinônimo de administração. Fazer gestão significa utilizar ferramentas para a realização de um projeto, observando o cumprimento de metas, a avaliação de suas etapas e a conquista de resultados.

Gestão de pessoas

Foto: © Depositphotos.com / Goodluz

Para conseguir atingir os resultados desejados em um projeto, o gestor necessitará, na maioria dos casos, de uma equipe. A gestão de pessoas está relacionada justamente à capacidade de lidar com este time de colaboradores, mantendo-o devidamente motivado sem deixar de lado uma conduta ética. É uma das partes mais importantes, também, dos estudos de gestão, juntamente com o planejamento e a gestão financeira.

Estratégia

Desde o planejamento até a execução, passando pela avaliação de ações, a estratégia tem um caráter fundamental nos processos de empreendedorismo e gestão. Agir de forma estratégica significa ter uma visão ampla do cenário onde se está atuando, observando as oportunidades e traçando os melhores caminhos para aproveitá-las. Uma boa estratégia também leva em conta possíveis problemas, criando formas de evitá-los, resolvê-los ou diminuir os danos de resultados indesejados.

Matérias Relacionadas