Home > Empreendedores > Mudanças nas empresas e organizações: Você pretende “pivotar” seu negócio?

Mudanças nas empresas e organizações: Você pretende "pivotar" seu negócio?

Saiba se chegou a hora de mudar o rumo dos seus negócios ou se ainda vale a pena continuar na mesma segmentação de mercado

Foto: © Depositphotos.com / monkeybusiness

Muitos empreendedores conseguem realizar o desejo de abrir a própria empresa, mas muitos têm dificuldades em se manter no mercado, alguns porque não estavam preparados, outros por não conseguir realizar ou seguir um planejamento. Mas, ao invés de desistir de tudo existe uma opção que pode abrir novos caminhos, sem deixar de investir no próprio negócio, a solução pode ser pivotar.

Pivotar é uma referência da palavra em inglês “to pivot”, que significa girar, mas o que isso tem a ver com os negócios? Tudo, já que o termo pivotar quer dizer mudar o rumo da empresa.

Ao perceber que os negócios não estão indo do jeito esperado, muitos empreendedores pensam em desistir, mas a saída pode estar em um novo modelo de empreendimento. Algumas empresas só conseguiram se estabilizar no mercado após sofrer o insucesso, porque através do fracasso surgiu a ideia de explorar um novo mercado, e a experiência negativa também contribuiu para melhorar o próximo negócio.

Para emplacar um novo negócio não se pode cometer os erros anteriores, por isso é preciso identificar quais são as melhores oportunidades que o mercado oferece para impulsionar a sua empresa. Ao redirecionar o modelo de negócio é preciso realizar uma profunda análise sobre o segmento que vai investir, além de fazer um bom planejamento, pois ele funciona como uma medição do que pode dar certo ou errado nesse novo investimento.

Nem sempre é preciso pivotar, em algumas situações a empresa pode fazer pequenas mudanças que ajudam a alcançar o sucesso, o mais difícil é identificar esses pontos e achar uma maneira de reverter à situação. Por isso o planejamento é tão importante, nele é que estão às respostas do porque a empresa não está dando certo, e é ali que está a solução para melhorar a empresa.

Antes de decidir pivotar o negócio é preciso avaliar se essa mudança radical é necessária, observar se o serviço ou produto está sendo vendido e se o valor cobrado consegue sustentar a empresa. Não adianta colocar um preço alto para pagar os custos, enquanto o concorrente consegue oferecer melhores condições para os consumidores, mas também não é possível colocar um preço abaixo do mercado e não conseguir pagar as despesas da empresa.

Foto: © Depositphotos.com / pressmaster

Outra dica é analisar o volume de clientes e se está satisfatório. Caso o resultado seja negativo, é preciso saber o porquê a empresa não consegue vender ou atrair novos clientes. Há também empresas que sofrem por crescerem rápido demais e de repente ficarem estagnadas, isso acontece principalmente ao direcionar o produto há um tipo de cliente, mas o público alvo é menor do que o esperado. Após analisar todo o cenário da empresa é que se deve tomar uma decisão, procurar por consultoria para ajudar nas decisões também pode ajudar na decisão de pivotar ou não o seu negócio.

Matérias Relacionadas