A ideia, que vem do Vale do Silício, remete a uma espécie de Happy Hour. Durante o evento, as pessoas conversam de pé, facilitando a circulação e o networking e gerando um clima de descontração. O encontro parece não ter nada de profissional, mas quem já participou garante que é muito produtivo.
Funciona da seguinte maneira: empreendedores organizam eventos pequenos somente para os interessados. O traje é informal e o ambiente também, sem palestras. A ideia é estreitar o relacionamento estratégico, a fim de discutir atualidades dos negócios e do empreendedorismo. Por isso, o evento pode incluir dinâmicas que facilitem o contato e aproximem pessoas.
Vale lembrar que os meetups devem ser uma ação auto-organizada pela comunidade para contribuir para o amadurecimento do cenário local.
Mas, afinal, qual é a importância e a necessidade de meetups?
Para as empresas, é uma oportunidade de encontrar investidores locais, por exemplo. Sem aquela pressão da avaliação, sem expectativas, fica muito mais fácil abrir um canal de comunicação e aproveitar para fazer uso do elevator pitch sem medo. Confira abaixo algumas dicas de como se portar em um meetup.
Ao participar de um meetup, é preciso estar consciente de que contatos são sempre importantes para um empreendedor. Portanto, passeie pelo ambiente e converse com todos que puder. Talvez seja uma oportunidade para encontrar um sócio ou técnico para sua empresa.
Não se esqueça de levar seu gadget para o meetup. Você tem que estar preparado para qualquer situação, inclusive para anotar contatos, informações, agendar reuniões, negociar contratos, entre outras possibilidades. Mas, nada de ficar no smartphone, por exemplo, se distraindo.
Organize um meetup. Encontre os empreendedores influentes na sua região e convide-os para um encontro. Tente conseguir apoio de entidades e incubadoras locais, e assim o evento chegará ao conhecimento de mais empreendedores.
Divirta-se, afinal, é um encontro informal. Dê abertura para as pessoas falarem sobre o que querem a hora que quiserem. Assim, você conhece um pouco mais sobre a vida e a história de quem, talvez, seja seu apoiador em algum projeto. A abordagem profissional tende a ficar mais amigável em uma próxima vez.