O Brasil possui 2,9 milhões de empresas com CNPJ. A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2012 (GEM) mostrou que quase 44% dos brasileiros sonham em ter o próprio negócio e 90% acreditam que empreendedores são geradores de emprego. Mas o que é preciso para realizar esse sonho? Será que todos se dariam bem sendo empreendedores?
O grande fator comum entre empreendedores de sucesso é a habilidade de aprimorar suas características mais fortes e melhorar as habilidades menos desenvolvidas com muita força de vontade, dedicação e tempo. O empreendedor percebe esses aspectos dele mesmo, além de perceber mudanças ao seu redor e no mercado, aproveitando possíveis oportunidades, tomando iniciativas e tendo riscos calculados.
Um estudo feito pelo Sebrae identificou algumas características e as dividiu em três: conjunto de realização, planejamento e poder. Conjunto de realização: busca de oportunidades; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; persistência e comprometimento. Conjunto de planejamento: busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento. Conjunto de poder: persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança. Você também pode realizar o teste de perfil empreendedor do Sebrae e saber se você tem todas essas características:
• Conhecer o ramo de atuação e buscar sempre novas informações;
• Possuir capacidade de liderar e motivar;
• Correr riscos calculados;
• Ser otimista, organizado e criativo;
• Possuir comprometimento e determinação;
• Ser persistente, não desistir e superar obstáculos;
• Ser independente e autoconfiante;
• Estabelecer metas;
• Buscar oportunidades e tomar iniciativa;
• Acompanhar o desempenho dos concorrentes;
• Planejar e realizar um monitoramento sistemático das ações.
Porém, não se pode afirmar que uma pessoa dotada de tais características irá necessariamente alcançar o sucesso como empreendedor. Pessoas com essas características terão mais chances de serem bem sucedidas.
Outra pesquisa, realizada pela respeitada empresa de consultoria Endeavor, identifica os perfis que compõem o panorama atual do empreendedorismo no país. A empresa define nove perfis dos empreendedores brasileiros: desbravador, empolgado, provedor, apaixonado, antenado, independente, arrojado, pragmático, lutador. Veja características divulgadas de alguns dos perfis:
Apaixonado: a maioria é mulher, entre 25 e 35 anos. Em geral, possui empresas nas áreas de saúde, estética e venda de acessórios. Enfrenta dificuldades burocráticas e falta de investimento. Poderia se beneficiar de cursos sobre acesso a capital, inovação e networking.
Antenado: geralmente é jovem e tem maior renda familiar. Enfrenta obstáculos de conhecimento e investimento. Demanda aprendizado de algum assessor em negócios, além de ajuda com recursos humanos.
Independente: empreendedor mais maduro e estável. Não acessa muito a internet, portanto precisa de conteúdo por meio de revistas e ou jornais. Para resolver problemas financeiros, requer educação sobre linhas de financiamento e oportunidades de acesso a capital.
Arrojado: a maioria é composta por homens com maiores rendas pessoal e familiar. Para crescer, precisaria de ajuda sofisticada e networking com especialistas para resolver problemas de conhecimento empresarial, obstáculos financeiros e pessoais.