De uns anos para cá, especialistas alertam sobre os problemas que o planeta pode enfrentar por conta do aquecimento global e o risco da falta de água. Pensando em garantir o futuro para as próximas gerações, estudiosos incentivam uma vida mais sustentável.
Muitas empresas, enxergando essa necessidade, viram-se estimuladas e a entrar na onda verde e adequar suas companhias para diminuir gastos com energia não renovável e com a poluição.
Além de favorecer o mundo, a sustentabilidade também é lucrativa para as empresas. Tal fato pode ser observado em um levantamento publicado pela Ernst & Young, em parceria com o grupo GreenBiz em 2013, ao mapear as iniciativas e desafios empresarias de sustentabilidade.
Os executivos de grandes companhias viram novas oportunidades se abrirem e fez a questão entrar na pauta central da gestão dos negócios. O estudo ouviu 272 executivos de 24 setores, cujo faturamento da empresa representa mais de um bilhão de dólares.
Ao todo, seis tendências globais em relação à sustentabilidade na empresa foram destacadas. A primeira foram as vantagens competitivas ao gerir uma empresa sustentável. Para prestar contas sobre suas práticas socioambientais, as companhias aumentaram a publicação de Relatórios de Sustentabilidade. Segundo o levantamento, esses relatórios aumentaram em números de publicações e estão atraindo mais a atenção do mercado.
Outra tendência identificada foi que as questões climáticas e de abastecimento hídrico estão dentre as preocupações das empresas. A maioria das empresas estipularam metas para reduzir emissões de gases do efeito estufa, fato que é publicado nos canais de comunicação para que todos tomem conhecimento da prática.
O terceiro ponto observado foi que os diretores financeiros estão mais envolvidos na produção dos Relatórios de Sustentabilidade, desde sua avaliação, gestão e elaboração. Desmistificando a opinião popular, o estudo mostrou que os acionistas e as ONGs tem influência menor quando se fala em questões ambientais.
Além disso, identificou também como tendência que os executivos estão se antecipando e estão em busca de inovações para reduzir a dependência de recursos naturais, cada vez mais escassos no mundo.
Por fim, a pesquisa mostrou que as empresas estão interessadas em divulgar números positivos obtidos por elas em relação à sustentabilidade com campanhas de publicidade. Além de ansiarem por fazer parte de índices de ações de prestigio, como o Dow Jones Sustainability Index.