O crescimento contínuo das empresas nos últimos anos tem gerado um grande aumento no número de vagas no mercado de trabalho. No entanto, o que era para ser a solução, vem se tornando uma preocupação para as companhias, que não encontram profissionais qualificados para as funções.
Também denominada apagão de talentos, a ausência de profissionais acontece por vários fatores. Um deles é a escolha errônea do curso, que não leva em conta as necessidades do mercado de trabalho e, muitas vezes, nem a vontade do aluno. Dessa forma, muitas pessoas ingressam no curso superior, mas quase nenhuma se forma. Outro problema é a falta de investimento e a desvalorização de cursos técnicos. O Brasil conta com uma infinidade de vagas de nível técnico, mas as empresas encontram dificuldade para preenchê-las, já que o país não incentiva a realização de cursos desse tipo.
Além disso, também existe o fato de que as empresas estão cada vez mais exigentes. Se antigamente o único requisito era que os funcionários fossem capazes de desempenhar suas funções, atualmente as empresas esperam que as pessoas estejam capacitadas e preparadas para desempenharem multitarefas e que tenham outras habilidades que irão acrescentar em seu ambiente de trabalho. Ou seja, as pessoas precisam buscar mais qualificação para, assim, conseguirem corresponder às exigências do mercado. Com isso, além da graduação, é preciso investir em cursos que possam ajudar no desenvolvimento de habilidades específicas, como o manuseio de novas máquinas, domínio de novos idiomas, gestão de relacionamentos, entre outros.
A falta de profissionais qualificados gera, também, uma rotatividade maior no mercado, já que os poucos funcionários aptos às funções recebem propostas com salários maiores ou condições melhores. Dessa forma, as companhias se sentem na obrigação de pagar um valor maior para preencher a vaga e reter os talentos.
Para conquistar os funcionários e garantir profissionais qualificados, as empresas estão investindo cada vez mais em seus funcionários, com cursos de capacitação e treinamentos para retenção de talentos e potencialização das habilidades.