O advento das novas tecnologias da comunicação dita uma série de tendências na forma como as empresas realizam as suas operações. E uma das áreas que vem se utilizando com uma frequência cada vez maior das ferramentas online é a de recrutamento e seleção. Através de sites e programas gratuitos de teleconferência, fica mais fácil para as organizações divulgarem as datas disponíveis e, até, realizar etapas cruciais do processo de seleção, como as entrevistas.
Dentre as ferramentas digitais mais importantes para as empresas durante o recrutamento estão os sites de emprego. Nessas páginas as organizações podem inserir suas vagas em aberto, na maior parte das vezes gratuitamente. Caso desejem ser ainda mais específicas na busca por um profissional, as empresas têm a opção de fazer a divulgação de suas vagas em sites ligados ao seu ramo de atuação – frequentados, portanto, por profissionais do meio. Setores como Terceiro Setor e Comunicação são alguns que contam com portais onde, além de matérias relacionadas aos assuntos da área, é possível verificar oportunidades de trabalho.
A vantagem de uma divulgação massiva na rede é a possibilidade de impactar uma quantidade maior de profissionais interessados. De certo ponto de vista, porém, este mesmo resultado pode ser visto como desvantajoso, já que com uma quantidade maior de currículos, também será necessária uma estrutura mais robusta de avaliação, o que pode gerar maior quantidade de horas trabalhadas e recursos financeiros gastos. A dica é fazer a divulgação em sites e portais que a empresa acredite serem reconhecidos pela seriedade e que falem ao público o que efetivamente interessa à organização como possíveis candidatos.
Após a etapa de avaliação de currículos, o recrutamento online segue com as entrevistas por teleconferências. Nestes casos, entrevistado e entrevistador realizam uma conversa, de forma muita parecida com a que fariam caso estivessem em uma entrevista presencial.
A maior vantagem nesses casos é que o candidato não precisa deslocar-se, o que pode facilitar o avanço do processo de recrutamento caso o entrevistado viva em uma cidade ou região distantes da empresa. A desvantagem está no fato de que, online, alguns detalhes do comportamento do candidato podem não se tornar tão evidentes, podendo conduzir o entrevistador a algum erro em suas escolhas.