Quando um funcionário realiza suas tarefas, deve ter consciência da importância de suas atividades e de como está colaborando para o desenvolvimento da organização. Quanto mais o funcionário tiver compreensão do funcionamento geral da empresa ou organização, mais consciente estará de seu papel para o sucesso da mesma – e, certamente, se sentirá mais satisfeito como parte de um verdadeiro time.
Para que esta coesão seja possível, a comunicação interna é uma ferramenta essencial. Será a partir de estratégias como jornais internos, murais de avisos, palestras, conversas gerais de equipe ou intranets (redes internas utilizadas apenas pelos funcionários), que todos os colaboradores poderão ter acesso às principais informações sobre o que acontece na empresa além de sua área de atuação.
Cada organização necessita escolher os melhores caminhos para se comunicar com seus funcionários. Para isso, será necessário que os profissionais indicados para cuidar da comunicação interna mapeiem o perfil dos demais colaboradores (funções, se moram nas comunidades de entorno, informações gerais sobre família, condição social, escolaridade, etc.). Além do conhecimento sobre os funcionários, uma boa estratégia de comunicação interna também precisa levar em conta a cultura da organização. Este alinhamento permite a construção de uma relação transparente com colaboradores de todos os níveis hierárquicos, ajudando a criar um clima organizacional mais motivado e produtivo.
Em momentos de grande mudança organizacional, como nas fusões, a comunicação interna ganha ainda mais destaque. Em um cenário de incertezas, o acesso à informação é praticamente a única maneira de acalmar os ânimos, esclarecer maus entendidos e permitir que todos compreendam quais serão os passos a serem seguidos.
Por isso, além dos profissionais da área de comunicação, todos os gestores podem e devem colaborar para que os veículos de comunicação interna sejam acessados pelos funcionários. A maturidade nos processos de comunicação interna é, portanto, um aspecto que merece ser valorizado e tratado com seriedade por organizações de todos os tamanhos e ramos de atuação.