O coaching nada mais é do que um processo de aconselhamento que tem por objetivo desenvolver diversas áreas da vida de uma pessoa. O coaching pode estar inserido em um contexto pessoal ou empresarial e profissional. O método analisa e detecta habilidades e outras características do individuo ou da empresa e constrói de maneira organizada planos de metas que serão mais facilmente alcançados graças a esse trabalho.
No contexto empresarial, o coaching é extremamente importante, já que atua identificando potenciais e dificuldades dos funcionários e também da empresa. Ao casar essas informações, ele consegue trilhar um plano de ação em que as habilidades de cada individuo são valorizadas e aproveitadas em prol da produtividade no ambiente de trabalho. Esse tipo de ação faz com que os funcionários trabalhem mais estimulados e faz com que a empresa saiba aproveitar ao máximo as qualidades de cada um.
O coach – profissional capacitado e habilitado a aplicar os processos de coaching em pessoas e organizações – precisa conhecer e utilizar várias áreas do conhecimento para desenvolver seu planejamento, o que irá culminar em bons resultados para seu cliente. Dentre essas áreas estão administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, recursos humanos e planejamento estratégico. Ao unir essas ciências, o coaching consegue diagnosticar todos os aspectos concernentes ao universo de determinada empresa e criar um plano para que a ação de todos tenha coesão e busque resultados objetivos.
Mesmo dentro do contexto profissional, o coaching traz tanto benefícios para as empresas como para os indivíduos que nela trabalham. Alguns benefícios para a empresa são: o desenvolvimento de habilidades e competências, a motivação para se trabalhar em equipe, a facilidade em delegar tarefas e fazer feedbacks assertivos, a melhoria nos relacionamentos interpessoais, o cumprimento de metas e prazos, a minimização de conflitos, a aceleração de resultados, a identificação e desenvolvimento de talentos, a melhoria na gestão do tempo, o desenvolvimento de futuros líderes, entre outros.
No universo pessoal do trabalhador, o coaching também traz benefícios como: o aumento da autoconfiança, a conquista do autoconhecimento e autodesenvolvimento, a percepção de habilidades, o equilíbrio e a inteligência emocional, a diminuição do estresse, a melhoria nos relacionamentos com os colegas, o aumento da flexibilidade e adaptação a mudanças e a assertividade na hora de defender as ideias e filosofias da empresa.