Uma parte muito grande de tudo o que somos – as nossas crenças, ideais, maneira de ver o mundo e até coisas mais simples, como jeito de comer e se vestir – tem relação com a cultura em que estamos inseridos. Nas empresas, também existe a determinação de regras, valores e princípios que norteiam o comportamento dos colaboradores e o posicionamento da empresa na sociedade em que atua. A este conjunto de premissas e práticas dá-se o nome de cultura corporativa ou cultura organizacional.
Uma cultura corporativa não é, porém, apenas uma lista de atitudes a serem seguidas. Trata-se de uma forma de tornar mais vigorosos e institucionais valores considerados realmente importantes pela organização. Para que se desenvolva, qualquer cultura organizacional precisa ser compreendida por todas as equipes e levada adiante em todas as atividades, principalmente as que envolvam relacionamento entre as pessoas.
A escuta (por parte dos gestores de pessoas e também do departamento de Recursos Humanos) é parte fundamental para que se crie uma percepção homogênea da cultura implantada. O ideal é, inclusive, que os colaboradores se identifiquem com a cultura da empresa onde atuam. Esta identificação auxilia na satisfação e na motivação dos funcionários, que se sentem fazendo algo em que acreditam, em uma organização que valoriza os mesmos princípios que eles.
Vale lembrar que é apenas no dia a dia que uma cultura corporativa pode ser comprovadamente verificada. Não adianta existirem diretrizes claras e admiráveis, mas que tenham espaço real apenas no papel. É por isso que, em organizações que levam a sério o desenvolvimento de suas culturas, existe uma verificação constante das atividades, diálogos com os funcionários e pesquisa em relação a como a cultura influencia nas atitudes cotidianas e, até, na produtividade.
Culturas organizacionais capazes de trazer satisfação dos funcionários e, ao mesmo tempo, fomentar o desenvolvimento da corporação, têm a vantagem de atrair talentos. Ética, meritocracia, transparência e responsabilidade social são alguns dos valores mais presentes nas culturas organizacionais contemporâneas.