Com o mercado de trabalho cada vez mais enxuto e a concorrência cada vez mais acirrada, é comum que encontremos pelo mercado profissionais que aceitam abraçar várias atividades para se manter ativo e bem quisto no ambiente de trabalho. Mas quando o assunto é liderança, além de trazer resultados para a empresa, este profissional tem outra tarefa: saber ser grato com a sua equipe.
Por conta das poucas horas de expediente e das muitas tarefas, os líderes dão pouca atenção à sua equipe e, com isso, os esforços individuais dos funcionários passam despercebidos. “Eles simplesmente esperam que as pessoas realizem as atividades, mas não investem um tempo para orientá-los e educá-los, de forma que eles possam se sentir mais bem aproveitados. Sem essas ações o ambiente de trabalho se torna pouco inovador e os funcionários ficam desvalorizados”, comenta Glenn Llopis, especialista em estratégias de liderança.
Um dos desafios do líder é ativar o potencial de sua equipe. Deve saber como ela pensa, quais são os pontos fortes de cada integrante e estar em constante ligação com ela. Dessa forma, todos estarão aptos para superar as adversidades e se tornarem mais bem sucedidos.
E se você está imerso no seu trabalho a ponto de não perceber se está ou não sendo ingrato com a sua equipe, confira cinco atitudes de Glenn Llopis que comprovam que sua liderança está seguindo o caminho errado:
1. Não valorizar seus funcionários o suficiente
Se você não conhece bem as competências de seus funcionários, como vai orientá-los corretamente para que obtenham resultado? As pessoas possuem capacidades diferentes e um bom líder deve saber identificar o que cada integrante da equipe tem de melhor para conseguir tirar o máximo de produtividade e engajamento. Conhecer bem seu funcionário também é uma maneira de valorizá-lo.
2. Reconhecer em excesso
Sim, todo mundo quer ser reconhecido pelo seu desempenho no trabalho, mas, às vezes, reconhecimento demais pode diminuir o valor de outras contribuições do funcionário. É importante a equipe saber que o líder sabe valorizar seus esforços, só que conquistar o respeito do líder acaba sendo mais importante. Por isso, tente equilibrar as duas coisas. Caso contrário, você é que não terá mais respeito por parte da equipe.
3. Não oferecer oportunidades de desenvolvimento
Um bom líder não apenas conhece as potencialidades de seus funcionários como encontra sempre oportunidades de torná-las eficientes e importantes dentro do departamento e da empresa como um todo. O líder mostra ingratidão quando não permite que as habilidades de seus funcionários tenham avanço.
4. Não aprender com os funcionários
O líder precisa ter maturidade suficiente para assumir que não sabe tudo e que as opiniões e ensinamentos dos membros de sua equipe podem ser edificantes. Há quem pense que liderança é sempre estar certo, ser o dono da verdade. Mas não é bem assim. Dentro de uma empresa todos trabalham juntos por resultados, o que prova que todos os membros da equipe têm plena capacidade de dar ideias de como superar crises ou alcançar determinado objetivo estimado pelo cliente. Esta responsabilidade também é deles e impedí-los de se manifestar nestas horas é ser ingrato.
5. Não saber dizer “obrigado”
Além de um gesto bastante educado, agradecer é uma forma de reconhecer os esforços de seus funcionários. Essa palavrinha mágina não vai diminuir o poder do líder. Pelo contrário, vai mostrar que ele é humilde o suficiente para perceber que precisa contar com seus funcionários para alcançar os objetivos.