Home > Liderança e Gestão de Pessoas > 6 diferenças entre gestores e líderes

6 diferenças entre gestores e líderes

Confira as principais diferenças no gerenciamento de uma empresa e veja se você está agindo da maneira certa.

© Depositphotos.com / depositedhar Líderes e gestores possuem tarefas bastante distintas.

No mundo dos negócios cada vez mais competitivo, muito se fala da importância de uma liderança e de uma boa gestão. Apesar das duas ações serem fundamentais para o desenvolvimento de uma companhia, existem diferenças importantes entre os líderes e os gestores. A revista Inc. fez uma lista apontando as reais habilidades de cada um dos cargos:

Os gestores são reativos, os líderes são proativos.

A gestão implica em saber organizar e transformar conhecimentos, recursos e esforços em resultado. Por isso, quando algo não sai de acordo com o planejado, o gestor deve reagir imeadiatamente com um plano de contingência, seja na criação de novas metas, na busca por soluções ou no reconhecimento do sucesso.

No caso dos líderes, que são mais proativos, há uma confiança de que suas equipes podem superar qualquer desafio. Assim, há uma tendência a desenvolver ideias e construir soluções em conjunto, o que permite a antecipação aos fatos e menos pressão.

Os gestores têm empregados, os líderes têm seguidores.

Liderar independe de hierarquia, de autoridade e de poder, podendo ser inerente à qualquer pessoa com talento para liderar. É possível liderar seus subordinados, seus pares e, até mesmo, seus superiores, em determinadas situações.

No caso dos gestores, é preciso ter mais firmeza nas ações. Como as ações são baseadas em planejamento, é preciso gerenciar um grupo de pessoas para entender de que maneira as iniciativas podem ser desenvolvidas e as metas alcançadas. É algo mais hierárquico.

Os gerentes gerenciam grupos, líderes criam equipes.

Conforme falado acima, como um gestor, você deve gerenciar sua equipe. Como líder, a ideia é criar agentes de transformação e estimular as ideias e ações em parceria. Por isso, você trata cada pessoa como única e conhece todas as suas especificidades, não generalizando.

Os gestores transferem a responsabilidade, líderes tomam a responsabilidade para si.

Os gestores devem delegar tarefas e, claro, a culpa. Os líderes atuam em parceria com os seus liderados, para que a responsabilidade seja de todos.

O líder vai resistir e continuar.

Enquanto um gestor vai se manter longe das tarefas dos subordinados e esperar que eles façam de acordo com o proposto, um líder vai além. Ele está constantemente fazendo valer a pena, tentando refazer as coisas e ajudando os demais, tantos os superiores quanto os subordinados, a tornarem as iniciativas melhores e mais eficazes.

Líderes fazem o que precisa ser feito.

Em um negócio, sempre chega o momento de um corte de verba ou de pessoas. A principal característica de um líder forte é que, quando chegar essa hora, ele estará pronto para fazer o que precisa ser feito.

Matérias Relacionadas