Hoje em dia ainda existem empresas que não investem na qualidade de vida para seus colaboradores e enxergam apenas os funcionários como uma força trabalhadora na fabricação de produtos e serviços. Esta mentalidade antiga, todavia, está perdendo espaço em empresas modernas e que adotam a metodologia de administração de pessoas de Idalberto Chiavenato, um dos grandes pensadores brasileiros na área de gestão de pessoas.
Segundo Chiavenato, a gestão de pessoas é essencial para o sucesso de empresas de pequeno, médio e grande porte, independente do segmento. Sabendo disso, gestores de instituições e gerentes de recursos humanos devem entender que em um mercado cada vez mais competitivo, qualquer detalhe que aprimore o que a empresa realiza e entrega no mercado deve ser valorizado. Em outras palavras, não há empresa sem pessoas.
A gestão de pessoas deve contar com práticas adequadas desde o recrutamento de novos funcionários, passando pela seleção dos profissionais e também durante os treinamentos da equipe. Para quem está entrando agora na empresa, faz toda a diferença encontrar um ambiente onde existe valorização, respeito e harmonia entre todas as partes envolvidas na instituição.
Para a empresa que engloba diversos perfis de colaboradores, alguns objetivos devem ser perseguidos dentro da teoria de Chiavenato para gestão de pessoas, confira:
• Integração das pessoas em prol dos resultados da empresa;
• Maior competitividade (sadia) entre os colaboradores em prol dos melhores resultados;
• Treinamentos adequados e programas de motivação;
• Investimentos na qualidade de vida no trabalho;
• Manutenção da ética em todos os setores da empresa.