A construção de um ambiente colaborativo é fundamental para o alcance de bons resultados, sendo considerada “palavra de ordem” para o futuro das empresas. Diante das diversas novas tecnologias — além da existência de horários mais flexíveis, home office, coworking e a criação de novas leis trabalhistas —, a tendência é que os antigos métodos de trabalho sejam deixados de lado aos poucos, dando espaço a modelos mais humanos, modernos e produtivos.
O grande problema dessa evolução é saber como se adequar a tantas mudanças. A rede colaborativa, que vem surgindo como uma forma de fazer com que as pessoas estejam conectadas (online ou de maneira presencial), tem como principal objetivo fazer com que elas trabalhem juntas, apoiando e ensinando umas às outras.
Esse novo método de trabalho colaborativo faz com que até mesmo os profissionais que estão desatualizados sobre determinado tema acabem não ficando para trás. Isso porque, por meio desta conexão entre as pessoas, sempre haverá alguém que está atualizado e por dentro das mudanças. Ou seja, a ideia é que um profissional sempre complemente o outro, fazendo com que uma equipe, departamento ou setor fiquem muito mais fortes e unidos, ajudando a empresa a crescer ainda mais dentro do mercado.
Todo esse processo visa aproximar os processos e as pessoas, com o intuito de estimular a produtividade, integração, qualidade e o compartilhamento de conhecimento. Existem ainda diversas outras vantagens em inserir esse método na empresa, confira abaixo algumas delas:
Principais vantagens da colaboração no trabalho
Maior eficiência para a empresa
A rede colaborativa pode proporcionar uma expansão de habilidades, além de um aumento na força da equipe. Afinal, com esse método é possível adquirir conhecimentos que vão além do que cada um já sabe, expandindo as experiências e capacidades de cada um.
Dentro da rede colaborativa, é preciso entender que quem é ajudado também ajuda. O apoio entre esses profissionais pode ser enriquecedor e essencial para o crescimento profissional e para o sucesso da empresa como um todo.
Melhor experiência para quem compra
Aumento dos canais de venda, aprimoramento da comunicação e diferentes tipos de linguagem — que variam de acordo com o perfil do seu público-alvo — são fatores que proporcionam melhores experiências para quem compra o produto e/ou serviço disponibilizado pela empresa.
Todo esse diferencial pode ser alcançado pela colaboração de ideias entre os profissionais, trazendo novas oportunidades para que a marca chegue até o cliente potencial.
A especialista em transformação profissional e ex-diretora de RH da L’Oréal Brasil, Claudia Klein ressalta que: “Quando pensamos em carreiras a complexidade da construção de aumenta ainda mais. Por outro lado, o número de oportunidades sobe porque os clientes são diversos e as empresas são capazes de criar produtos e serviços tão diversos para chegar nesse cliente, uma vez que internamente existem equipes heterogêneas e com espaço para todo tipo de experiência e conhecimento”.
Decisões mais assertivas
Com todas as informações e conhecimentos à disposição da empresa e, claro, com uma equipe muito mais engajada, fica fácil tomar decisões assertivas. Com a rede colaborativa, é possível conhecer exatamente os problemas dos clientes e aumentar a vantagem da empresa sobre seus concorrentes.
Conhecimento garantido
Pensar no futuro é pensar em colaboração e, quando se trabalha com o espírito colaborativo, com certeza o conhecimento e o aprendizado estão garantidos. Os profissionais que sabem se comunicar podem ajudar aqueles que tem dificuldade de se expressar, de modo a garantir o aperfeiçoamento dos resultados da empresa e melhorar o aprendizado de todos os colaboradores.