O processo de tomada de decisão é uma das maiores responsabilidades de quem ocupa um cargo gerencial. Trata-se de uma tarefa de grande complexidade, uma vez que envolve diversas variáveis e traz consequências para os colaboradores de maneira individual e para a empresa como um todo.
Para garantir que suas decisões sejam tomadas da melhor forma possível, considerando todas as alternativas e implicações, é fundamental que o gestor siga um passo a passo sempre que precisar fazer uma escolha gerencial. Este cuidado não garante necessariamente que o gestor faça uma escolha certeira, mas contribui para que a decisão seja a mais adequada para a circunstância.
Conheça, a seguir, as seis etapas que ajudam na melhor tomada de decisão gerencial:
Quais são as 6 etapas da decisão gerencial?
Reconhecimento do problema
Esta primeira etapa envolve muitas vozes falando ao mesmo tempo, cada uma com a sua visão. Isso significa que, muitas vezes, o problema pode estar na visão de quem o relata, e não nos processos de trabalho em si. Esta fase inicial do processo de tomada de decisão, portanto, consiste em identificar e reconhecer um problema. Esta tarefa requer que os envolvidos sejam ouvidos sem preconceitos.
Entendimento do problema
Depois que o problema foi devidamente reconhecido, é hora de entende-lo. Isso deve ser feito com base em uma análise lógica, que compreende ouvir e racionalizar.
Sistematização do problema
Após ter compreendido todos os aspectos que envolvem o problema identificado, é hora de sistematiza-lo. Para isso, é necessário olhar para os processos existentes, identificando falhas, bem como aquilo que já funciona bem e os pontos que precisam ser aperfeiçoados. Um gráfico no estilo árvore de decisão pode ajudar nesta etapa.
Estudo das soluções
Este é o momento de buscar as soluções mais adequadas para o problema identificado e para todas as falhas apontadas. Existem diversas opções possíveis — que podem ser a contratação de um profissional para exercer determinada função, a adoção de uma nova tecnologia ou a mudança em um processo, entre outras coisas —, e encontrar a mais adequada pode levar um tempo.
Apresentação das soluções
Essa é a penúltima das etapas do processo de tomada de decisão gerencial, e consiste em ouvir opiniões de pessoas com visões distintas para encontrar pontos de convergência e indicadores que apontem qual a melhor entre as soluções apresentadas.
Estruturação da solução
Na fase final, é hora de estruturar a aplicação da solução. Para isso, é indicado transformar a solução em projeto, definindo prazos, pessoas envolvidas, tarefas, indicadores de desempenho e métodos de controle para apontar e garantir o sucesso na implantação da decisão.
Conheça os 5 tipos de tomada de decisão de um bom gestor e aprimore ainda mais sua habilidade de encontrar as melhores soluções para cada situação!