A avaliação de desempenho 90° graus serve para ajudar o gestor a entender como os colaboradores se saíram diante de determinada meta ou desafio. Seu objetivo, assim como em qualquer outra avaliação de desempenho, é melhorar a forma como coordenadores e coordenados se relacionam entre si, priorizando especialmente a comunicação.
Essa avaliação é indicada para funcionários que estão em níveis hierárquicos mais baixos, e serve para ajudar o gestor a compreender quais são as dificuldades de cada um, além de identificar os pontos em que é possível melhorar.
Avaliação de desempenho 90° graus: como funciona e para que serve?
Quem desenvolve, acompanha e controla o sistema de avaliação de desempenho dos funcionários é o líder da equipe, que pode ter a ajuda do setor de Recursos Humanos (RH). Esta é uma ferramenta que, por meio da análise de metas e indicadores, tem por objetivo verificar cada pessoa que faz parte da equipe, de maneira a entender seus pontos fortes e fracos.
Com base nas informações coletada, o gestor saberá exatamente como deve agir e o que deve fazer para deixar sua equipe mais motivada. Esses resultados também são repassados ao RH, que consegue identificar funcionários que não possuem o perfil da empresa ou que não se adaptaram à equipe.
Quais as vantagens desse método de avaliação?
A principal vantagem da avaliação de desempenho 90° graus está no fato do gestor ter mais proximidade e conhecer melhor os funcionários de sua equipe. Assim, ele consegue identificar mais facilmente os pontos em que cada pessoa tem facilidade ou dificuldade, agindo da melhor maneira diante de cada situação.
É importante que o gestor deixe claro quais são as metas a serem alcançadas em cada ação ou projeto. Além disso, a avaliação de desempenho não pode levar em conta apenas as opiniões pessoais sobre seus subordinados, dando privilégios para quem tem proximidade ou prejudicando aqueles com os quais não tem tanta intimidade.
Como fazer a avaliação de desempenho 90° graus?
Após definir o uso da avaliação de desempenho 90° graus, o gestor deve definir quais são os critérios de avaliação. Questões como independência e autonomia, responsabilidade e pontualidade podem ser avaliadas em uma escala que vai de de 0 a 10 — ou de 0 a 5.
Esses critérios de avaliação podem estar ligados aos valores da empresa, de forma a compreender se o funcionário está mesmo alinhado com eles. Se a ideia for fazer a avaliação com base nos resultados e atividades, isso terá que ser especificado desde o começo para cada colaborador.
Após definir o que será avaliado dentro desse método, é hora de determinar a frequência com a qual esta avaliação será aplicada. Como a avaliação de desempenho 90° graus é feita pelo próprio gestor, é interessante que ele vá anotando algumas informações relevantes sobre o comportamento de seus subordinados, conforme cada um vai cumprindo cada um dos desafios.
Ao final, essa avaliação deve ser discutida com o próprio funcionário avaliado, com a presença ou não do RH, deixando claro no que é preciso melhorar e ressaltando as características positivas da pessoa.