Para que uma organização tenha um fluxo de trabalho aperfeiçoado, é preciso ter o apoio de algumas estruturas e linhas de comando para tornar as atividades cada vez mais otimizadas e que ofereçam resultados positivos. Não importa de qual porte seja a empresa: todas possuem a necessidade de estar constantemente se aprimorando, especialmente na área de Recursos Humanos.
Hoje em dia, a área de Recursos Humanos passou a ter um conceito polilateral, ou seja: não trata apenas de assuntos relacionados ao seu departamento, mas também de questões burocráticas, planejamento e execução de holerites, reorganização de pessoal e tudo o que engloba os próprios recursos humanos da empresa, e não só a gestão de pessoas.
Nessa situação, entram em cena os profissionais de Responsabilidade de Linha. Esse tipo de trabalho não é algo novo, mas muitas empresas ainda possuem dificuldade em exercer esse nível de trabalho justamente por desconhecerem seu conceito ou a forma como ela trabalha e quais são seus benefícios.
O que é Responsabilidade de Linha?
Toda empresa possui uma estrutura hierárquica, e os profissionais de Responsabilidade de Linha não fogem desse formato. Servindo como uma ponte entre os funcionários e os superiores, quem é Responsabilidade de Linha atua com um supervisor dos subordinados em âmbito geral. O reporte ao gestor é necessário porque sua capacidade de atuação depende justamente desse elo entre os colaboradores e a diretoria da empresa.
Técnicas como motivação, condução, planos de conduta e gerenciamento de políticas organizacionais são algumas das atividades de quem atua como Responsabilidade de Linha. Como uma espécie de comandante de uma tropa, esse profissional vai ajudar todos os colaboradores a realizar seu trabalho de forma adequada e que atinja os resultados esperados.
Como funciona?
A Responsabilidade de Linha precisa constar na direção hierárquica de uma organização, pois gestores e diretores não poderão estar sempre a postos para vistoriar os trabalhos dos colaboradores todo dia. Este profissional será o olho dos superiores.
A forma como a Responsabilidade de Linha funciona é específica: este profissional não pode impor regras ou criar comandos que não estejam de acordo com a disciplina de trabalho da organização. Como seu papel é principalmente o de vistoria, ele poderá organizar métodos de trabalho dentro de sua esfera, mas que não transgridam nenhum aspecto de como a empresa deve funcionar.
Diferentemente de quem trabalha num staff, as pessoas que trabalham como Responsabilidade de Linha funcionam de forma mais complexa. O staff se concentra em situações mais específicas, como dificuldades em algum setor técnico, enquanto a Responsabilidade de Linha engloba a empresa como um todo e informa todos os detalhes aos gestores gerais para detalhar cuidados e incentivar estratégias ainda mais vantajosas para otimizar o trabalho na organização. Esses trabalhos precisam ser aprovados pela diretoria, diferente do que acontece com quem trabalha no staff.
De modo geral, percebe-se que valorizar e permitir a atuação da Responsabilidade de Linha é uma necessidade bastante oportuna para os negócios atuais. Isso possibilita a empresa a ter uma rotina de trabalho mais saudável, aperfeiçoa a forma de fazer negócios e ainda promove um melhor desenvolvimento profissional e pessoal de sua equipe.