O capital humano é a maior riqueza de qualquer organização – e diferencial competitivo essencial na hora de buscar um bom posicionamento no mercado. Para as área de recursos humanos e gestores, o grande desafio é buscar o equilíbrio entre a produtividade e a satisfação dos funcionários que necessitam, ainda, se manterem atualizados e capacitados de forma qualificada e contínua.
Para dar conta das demandas de qualificação, motivar colaboradores e criar possibilidades de formação para lidar com demandas cada vez mais específicas, algumas empresas optam por criar centros especiais de formação em nível de graduação e pós-graduação. Esses centros de estudos vinculados a empresas públicas ou privadas recebem o nome de Universidades Corporativas.
Além dos funcionários, estas universidades também podem ser frequentadas por outros colaboradores estratégicos da empresa, como fornecedores e, até, clientes e membros da comunidade que tenham interesse em adquirir conhecimentos específicos sobre o campo de atuação da organização. O conhecimento gerado está completamente direcionado às necessidades da empresa e as atividades seguem diretrizes da cultura da corporação. Grande parte das Universidades Corporativas tem estrutura virtual, oferecendo seus cursos no formato online.
No Brasil, as principais Universidades Corporativas estão ligadas a empresas públicas, como o Banco do Brasil, a Petrobras e a Caixa Econômica Federal. Embora estruturem-se da mesma forma que os cursos oferecidos pelas universidades acadêmicas tradicionais, as formações em pós-graduação oferecidas pelas Universidades Corporativas brasileiras não têm validação pelo MEC (Ministério da Educação).
Em 2011 o MEC publicou regras restringindo a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu (curta duração). Instituições não educacionais – como sindicatos, ONGs (Organizações não governamentais), conselhos de classe, hospitais e as Universidades Corporativas, que antes tinham autorização para oferecer este tipo de formação, deixaram de receber este reconhecimento do Ministério.
Mesmo sem o reconhecimento do MEC, os cursos oferecidos pelas Universidades Corporativas são importantes geradores de conhecimento. As UC ainda são reconhecidas pelo desenvolvimento avançado de métodos de EAD (Ensino à Distância), servindo como referência a outras instituições.