A transmissão de conhecimento pode ser definida como a atribuição de conhecimento como um conteúdo que pode circular pelo espaço, por diferentes veículos. Esse conhecimento é composto da sua ligação com o meio, com a informação e a experiência.
Dentro das empresas, esse método pode auxiliar os profissionais em seu preparo na hora de tomar decisões estratégicas e evitar a execução de tarefas repetitivas. Além disso, a transmissão de conhecimento ajuda no compartilhamento de processos e conhecimentos de forma que a empresa agregue valor por meio desta troca.
Uma empresa que quer se manter competitiva dentro do mercado precisa sempre adquirir, renovar e disseminar o conhecimento que emprega em seu negócio, de modo a se manter sempre inovadora e diferenciada de seus concorrentes.
Se esse método for disseminado, a empresa só colherá benefícios para a qualificação dos profissionais, pois um colaborador de uma determinada área pode oferecer conhecimento a uma pessoa de um departamento completamente diferente, facilitando a comunicação, os processos e as atividades.
A transmissão de conhecimento pode ser a oportunidade perfeita não apenas de dividir ou repassar informação, mas também para abrir espaço para a troca, capacitação, crescimento pessoal e profissional, além de aprimorar a capacidade de os colaboradores solucionarem problemas e oferecerem respostas satisfatórias.
Empresas que não implementam esse processo em seu dia a dia podem estar perdendo bastante tempo e dinheiro na execução e tarefas repetitivas e que poderiam ser realizadas por outros colaboradores também capacitados da empresa.
Como praticar a transmissão de conhecimento?
A melhor forma de praticar esse compartilhamento de conhecimento é por meio do contato pessoal entre emissor e receptor da mensagem. Por isso, é fundamental que as empresas e seus líderes criem espaços onde os colaboradores possam trocar informações e ter uma conversa informal — como um café, área de lazer, lanchonete, entre outros.
Os líderes também podem desenvolver palestras e cursos que promovam essa interação, além de oferecer plataformas digitais para facilitar ainda mais a comunicação e o compartilhamento de ideias e conteúdos que possam colaborar com o dia a dia desses profissionais.
Vantagens da transmissão de conhecimento
- Maior agilidade nos processos;
- Aumento da produtividade;
- Redução de erros e problemas operacionais;
- Melhoria dos processos internos;
- Maior vantagem competitiva em relação aos concorrentes;
- Criação de uma base conhecimento compartilhado por toda a empresa;
- Melhoria do clima organizacional;
- Maior e melhor fluidez nas operações;
- Redução de custos;
- Maior satisfação dos colaboradores.