A crítica negativa sempre causa um impacto muito maior ao cérebro humano do que a positiva. Em ambientes corporativos é comum que os erros sejam evidenciados já que eles desestruturam processos e atrasam prazos. Dar feedback negativo é também estressante para o portador da crítica e não somente para aqueles que o recebem.
Com a atenção toda que é dada aos feedbacks negativos por suas naturezas delicadas, muitas vezes nos esquecemos de dar atenção aos positivos. Elogiar pode até parecer mais fácil, mas comumente é um movimento esquecido dentro das rotinas das empresas. Fornecer bons feedbacks é essencial para inspirar e motivar e fazê-lo de uma forma que não pareça hipócrita ou gratuita é um desafio. Kristi Hedges, colaboradora da Forbes, dá algumas dicas para o feedback positivo.
Quando vir a boa ação, aponte
Procure elogiar uma ação positiva no momento em que ela é executada. O cérebro processa esse tipo de informação de maneira mais densa, pois o elogio fica gravado em nossa memória junto com o ato que produzimos. Fazer dos elogios algo frequente e comum faz com que eles se naturalizem no ambiente de trabalho não ganhando mais destaque do que merecem e nem sendo banalizados a ponto de serem excluídos da rotina.
Seja específico
Ao descrever em detalhes o que você aprecia sobre os esforços do empregado, ele irá saber exatamente o que precisa fazer no futuro para continuar a atuar de forma a obter sucesso. Chame-o pelo nome e seja claro e objetivo na observação positiva.
Não use o elogio para abrandar um erro
Quando alguém fez algo de maneira correta, elogie esta ação. Muitos líderes acabam por elogiar para depois emendar um apontamento de erro como forma de amenizar a situação. Isso gera desconforto e acaba por confundir a pessoa elogiada. Se a Maria cumpriu um prazo hoje, mas esqueceu de entregar um relatório ontem, foque em elogiar o cumprimento do prazo apenas. O feedback negativo de ontem deveria ter ocorrido ontem.
Faça as realizações serem visíveis
Elogiar um funcionário para todos os demais colegas faz com que ele se transforme em modelo de exemplo positivo. Isso estimula o trabalho dele, por se sentir realizado e prestigiado, e estimula o trabalho dos outros que passam a perceber que também serão recompensados quando executarem bem suas tarefas.
Transportar as realizações para o quadro geral da empresa
Dar um feedback positivo não estimula somente os funcionários, mas também o líder que faz a avaliação. Essa coesão entre todos os colaboradores de uma empresa é o que a faz crescer. Ao elogiar, não se contente em apenas parabenizar a pessoa pelo feito, mas mostre a ela o quanto a ação colabora para a empresa de forma global.