Há algumas situações em que, estrategicamente, tudo o que uma empresa franqueadora necessita é expandir a sua rede. Em um país com as dimensões do Brasil, estas ações podem contar com uma série de fatores complicadores, baseados principalmente nas diferenças entre culturas e mercados de cada região. Para atuar com sucesso em cada localidade, um caminho interessante é encontrar representantes locais capazes de gerenciar um conjunto determinado de franquias. Esta representação regional recebe o nome de máster franquia.
O máster franqueado, para exercer esta atividade diferenciada, paga uma taxa maior aos administradores da marca. Ele também ganha mais por sua função estratégica. É de sua responsabilidade cuidar para que uma consistente rede de subfranquias se desenvolva de maneira adequada e lucrativa.
A franqueadora, por seu lado, passa ao máster franqueado uma considerável quantidade de informações – inclusive estratégicas – para que ele possa tomar decisões acertadas e cuidar da qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos por toda a rede local.
A grande vantagem da máster franquia é a fusão de conhecimentos aprofundados sobre o negócio com uma percepção sensível do mercado local e suas características, algo que apenas um máster franqueado da região é capaz de aportar.
Tanto empresas de franquia quanto empreendedores interessados em atuar como máster franqueados precisam ter em mente os muitos desafios presentes neste formato de gestão. A comunicação precisa ser altamente fluida e precisa para que nenhum dos lados sinta-se prejudicado. Da mesma forma, todas as atividades a serem executadas, valores de pagamentos e taxas precisam estar completamente explicitados em contrato, para evitar desavenças futuras.