Home > Liderança e Gestão de Pessoas > Os 9 profissionais mais requisitados no início de 2015

Os 9 profissionais mais requisitados no início de 2015

Analista de trade marketing, desenvolvedor mobile e engenheiro de processos são algumas posições que apresentam, em média, 30% de aumento na demanda.

© Depositphotos.com / zimmytws O principal desafio é a falta de profissionais qualificados.

Um levantamento da Page Personnel, empresa de recrutamento do PageGroup, indica que alguns profissionais que ocupam posições estratégicas serão os mais requisitados para otimizar os recursos e melhorar a produtividade em 2015.

Apesar de o ano ter começado com um cenário nada animador para a economia, as posições de estratégia devem ter um aumento médio de 30% na demanda pelos profissionais em relação ao mesmo período de 2014.

Confira quais são os nove cargos mais procurados neste início de ano:

1) Cargo: Analista/coordenador de DP
Área de atuação: RH
Percentual de aumento: 40%

O coordenador de departamento pessoal é responsável por toda a administração de pessoal da empresa – como folhas de pagamento, encargos, benefícios, relações trabalhistas, admissões e demissões, além de homologações e outras atividades administrativas.

E devido a forte demanda por profissionais com capacidades que vão além de conhecimentos técnicos, os profissionais da área de Recursos Humanos serão uma peça importante para alinhar as estratégias da companhia na contratação e gestão de pessoas.

2) Cargo: Analista de trade marketing
Áreas de atuação: Vendas e Marketing
Percentual de aumento: 30%

O analista de trade marketing planeja as campanhas para divulgação de marcas em pontos de venda, cuidando da exposição de produtos da empresa e das negociações com varejistas para compras e análises de vendas.

Como 2014 foi um ano difícil para o varejo e para a indústria em geral, as indústrias buscam influenciar de forma mais precisa a venda de seus produtos e promover campanhas que atraiam mais seus consumidores.

3) Cargo: Desenvolvedor mobile
Áreas de atuação: Agências, Startups
Percentual de aumento: 40%

O aumento no número de usuários de smartphones no país reflete a alta demanda por profissionais que saibam desenvolver soluções para estas plataformas. Estima-se que neste ano serão investidos cerca de US$ 38 bilhões em aplicativos.

4) Cargo: Executivo de vendas Hunter TI
Áreas de atuação: Vendas para os mercados de TI (software) e mídias digitais/web e mobile (celular)
Percentual de aumento: 20%

Com a retomada do mercado por softwares, principalmente os que estão ligados diretamente à melhoria operacional e redução de custos, a tendência é positiva para esses profissionais.

5) Cargo: Analista de Big Data
Áreas de atuação: TI (bancos, companhias aéreas, operadoras de telefonia, serviços de busca on-line e redes varejistas)
Percentual de aumento: 50%

As empresas tendem a utilizar cada vez mais o Big Data como forma de entender melhor os clientes, explorar os dados internos e construir um confiável banco. O desafio continua sendo encontrar profissionais qualificados para assumir as posições.

6) Cargo: Engenheiro de processos
Área de atuação: Indústria
Percentual de alta: 30%

Responsáveis pela melhoria de processos, análise de indicadores de produtividade, linhas de produção e reduções de custos, os engenheiros de processo são cada vez mais procurados pelas companhias, que buscam a melhoria de processos e eficiência de produtividade.

7) Cargo: Especialista de logística
Percentual de aumento: 40%

O especialista de logística é muito requisitado por ser responsável em reduzir significativamente os custos das empresas ao estudar e analisar as melhores formas de otimizar processos e distribuir seus produtos no mercado.

8) Cargo: Analista de planejamento financeiro
Áreas de atuação: Indústria e Comércio
Percentual de aumento: 20%

O analista de planejamento financeiro é uma peça fundamental para ajudar a entender e agir diante do atual cenário econômico, sendo responsável pelo processo orçamentário e acompanhamento dos resultados da companhia em seu negócio, ajudando-a na tomada de decisões e prevendo resultados.

9) Cargo: Analista contábil
Áreas de atuação: Profissional responsável pelas rotinas contábeis de empresas
Percentual de aumento: 10%

O analista contábil trabalha com tributos, análises e elaboração do balanço e produções de relatórios, porém, o mercado enfrenta dificuldades para conseguir profissionais qualificados e com fluência em uma segunda língua.

Matérias Relacionadas