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Os principais fundamentos da gestão de pessoas

Desenvolver habilidades pessoais e o autoconhecimento são as grandes chaves para líderes que têm diante de si a desafiadora tarefa de fazer a gestão de pessoas

Gestão de Pessoas

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Realizar a gestão de pessoas é uma tarefa complexa. Afinal, cada funcionário é, também, um ser humano dotado de emoções, singularidades, perspectivas, expectativas, desejos, capacidades e fragilidades. Para conseguir seguir adiante com projetos, alcançando o sucesso, cada membro de uma organização precisa se sentir pertencente ao grupo, ter a sua individualidade reconhecida e enxergar as possibilidades de crescimento. Neste sentido, mais uma vez, reproduzem-se as necessidades naturais de cada um de nós nos grupos dos quais fazemos parte. É por isso que gerir pessoas vai muito além de simplesmente delegar tarefas esperando que os membros da equipe se sintam satisfeitos porque serão pagos no final do mês. É claro que um salário adequado é importante, mas um gestor dificilmente conseguirá a cooperação de sua equipe apenas exibindo holerites. Pode parecer excessivamente abstrato pensar nestas questões de fundo, nestes aspectos mais sensíveis. Porém, os principais fundamentos da gestão de pessoas têm sua base justamente na compreensão de que todos têm necessidades físicas, emocionais e sociais, e que estas continuam existindo durante o expediente. Estes pontos não podem ser ignorados. Reconhecê-los é o ponto inicial quando o assunto é a gestão de pessoas.

Ao relacionar-se com sua equipe, o gestor necessita demonstrar transparência, ser confiável e capaz de se comunicar com todos os membros de sua equipe. O diálogo é um dos grandes desafios, principalmente quando falamos de feedback. Afinal, fazer a gestão de pessoas é também estar apto a oferecer a elas informações claras sobre o seu desempenho, sem causar danos emocionais. Também é preciso ter uma atitude positiva e inspiradora, permitir que os funcionários se apropriem das conquistas da empresa e sintam-se valorizados pelas funções que exercem, por mais simples que sejam. Não é por acaso que um bom gestor, segundo especialistas, é aquele que investe em seu próprio desenvolvimento pessoal, emocional e no autoconhecimento. Quanto mais equilibrado para lidar consigo, certamente estará mais preparado para se relacionar com seus funcionários.

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