O estudo “Mitos, exageros e verdades incômodas: a verdadeira história sobre a geração Y no trabalho”, realizado pela IBM, busca desmistificar a ideia de que somente a geração Y estaria preocupada com certos aspectos no ambiente profissional.
Para a pesquisa, foram entrevistados 1.784 funcionários de empresas em 12 países e 6 indústrias, com o objetivo de comparar as preferências e padrões comportamentais da geração Y com a geração X (35 – 49 anos) e os baby boomers (50 – 60 anos).
Uma surpresa constatada foi que essas três gerações têm opiniões muito parecidas sobre carreira. Um exemplo é que para 35% da geração Y, 37% da geração X e 35% dos baby boomers, umas das qualidades mais importantes em um gestor é ser ético e justo.
Já sobre os objetivos de carreira, a geração Y é a que mais tem vontade de impactar positivamente a organização onde trabalha, com 25% contra 21% da geração X e 23% dos baby boomers.
Quando os profissionais foram questionados sobre quais os maiores motivos para uma empresa recompensar seus funcionários, a maioria da geração X pensa que todos devem ser reconhecidos em um time de sucesso, uma opinião normalmente atribuída aos profissionais da geração Y.
Outro dado revelado pela pesquisa foi que a geração Y prefere contatos face a face ao aprender novas habilidades no trabalho. Sendo que as três preferências desses profissionais são a oportunidade de participar de conferências e eventos (39%), participar de treinamentos em sala de aula (37%) e trabalhar próximo a colegas mais experientes (36%).
A geração X, por sua vez, é a que mais utiliza as redes sociais tanto para fins pessoais (59%), quanto para obter informações sobre o mercado (59%) e divulgar as marcas de sua empresa (62%).
Por fim, um quesito unânime para as três gerações (42% da Y, 47% da X e 42% de baby boomers) é deixar a empresa para uma nova oportunidade, num ambiente mais inovador e com maior salário.