Ter um ambiente corporativo saudável e harmonioso é fundamental para as empresas. Segundo estudo realizado pela University of Central Lancashire, do Reino Unido, funcionários felizes são muito mais produtivos, proativos e criativos do que colaboradores desmotivados. De acordo com o site Trabalhadores.com, 52% dos colaboradores buscam motivação dentro das empresas, assim como uma boa relação interpessoal entre líderes e liderados.
Implementar uma política de portas abertas dentro das empresas pode ser uma excelente alternativa para tornar a relação entre líder e colaborador muito mais agradável e amigável. Isso porque a política de portas abertas torna possível que o funcionário entre em contato com os seus gestores sempre que for preciso, seja para ter uma conversa informal ou para apontar a necessidade de melhorias no ambiente corporativo.
Dentro dessa política, o profissional tem mais voz ativa e a comunicação acontece de forma integrada, possibilitando maior transparência e uma gestão compartilhada. O objetivo da aplicação desse conceito nas empresas é deixar o clima mais seguro, de modo que todos trabalhem falando a mesma língua e com cada vez mais produtividade.
Quais são prós e os contras da política de portas abertas?
Prós
- O colaborador trabalha com mais segurança e maior proatividade;
- Construção de um ambiente transparente;
- Favorece a identificação de possíveis problemas;
- Maiores chances de sucesso;
- Elaboração de feedbacks eficientes e eficazes;
- Relação entre líder e colaborador mais amigável.
Contras
- O colaborador pode se tornar dependente desse tipo de gestão;
- As interrupções podem atrapalhar a concentração e a produtividade dos gestores;
- O sistema pode prejudicar a cadeira de comando (nível hierárquico) dentro da empresa;
- O gestor precisa saber dizer não quando necessário.
Vale ressaltar que a política de portas abertas não pode ser aplicada de uma hora para outra dentro da empresa: é preciso primeiramente que os gestores estejam preparados para trabalhar por meio desse método, de modo que os líderes consigam se organizar e executar aos poucos o sistema de modo a estimular a produtividade de sua equipe e encorajá-los a procurar seus superiores quando necessário.