Se cada organização tem uma cultura corporativa particular, é natural que conte também com um tipo específico de liderança. A mesma diferenciação pode ocorrer em diferentes áreas de uma mesma empresa, de acordo com as necessidades e características de suas equipes. É importante para qualquer líder, portanto, ter em mente que existem diferentes modos de liderar.
Dentre as modalidades de liderança, três são consideradas as variantes básicas, aparecendo como as mais citadas por especialistas e publicações da área. São elas a liderança autocrática, a liderança democrática e a liderança liberal.
Na liderança autocrática, o líder se coloca como o centro de todas as decisões e também como o único ativador de processos. Na forma democrática, é a equipe como um todo que toma as decisões finais, ainda que tendo no líder um ponto central. Também é o grupo que decide a distribuição das tarefas, com a aprovação do líder. Já na liderança liberal, todas as decisões ficam a cargo da equipe, cabendo ao líder apenas aparar arestas e prestar apoio quando necessário.
Vale lembrar que além dos tipos básicos de liderança citado existem ainda muitos estilos possíveis, alguns já estudados e utilizados – como os que focam nas singularidades de cada funcionário, por exemplo.
É claro que o sucesso da utilização de cada tipo de liderança dependerá de uma série de variantes. Dentre elas estão o tipo de empresa, a maturidade e capacidade de autonomia dos membros da equipe, a complexidade e a natureza do projeto em questão, etc.
Presente em todos os tipos de liderança está, obviamente, o líder e dele será a responsabilidade de, com habilidades técnicas e de relação interpessoal, levar sua equipe aos melhores resultados.