A arte de montar uma rede de networking exige mais cuidados e dedicação do que se imagina. Há quem marque presença em diversos eventos e volte para a empresa ou para casa achando que a pilha de cartões recebida é sinônimo de sucesso. Mas não é bem assim.
Uma boa rede de contatos vai além dos apertos de mão iniciais e da rápida conversa. É preciso alimentar essas relações e promover trocas constantes, de forma ambas as partes ganhem com a nova relação.
“Muitos profissionais cometem erros na formação do networking porque focam somente no interesse e deixam de estabelecer uma ligação vantajosa para ambos”, comenta Silvia Bez, palestrante motivacional, mas ter coach e especialista em vendas e marketing pessoal.
Silvia defende que no verdadeiro networking se estabelece um relacionamento real. Desse modo, não basta entregar cartões de visita ou um catálogo de produtos e serviços para apenas fazer negócios. “É preciso demonstrar o desejo de criar uma relação de confiança e apoio das duas partes. De que adianta ter milhares de pessoas nas redes sociais se houver apenas interesse comercial e uma ligação superficial?”
Dicas de como montar um networking de qualidade
Mas como montar uma rede de contatos de maneira inteligente? A especialista reuniu algumas considerações que lhe ajudarão a tornar sua rede de relacionamentos mais consistente, de modo que trará grandes resultados em sua vida pessoal e profissional:
Apenas distribuir cartões não levará a nada
Quantas vezes paramos para organizar nossas coisas e percebemos que estamos cheios de cartões, panfletos e folders? E, na maioria das vezes, nem nos lembramos de quem recebemos aquele material. Por isso, quando receber um cartão ou um folheto, faça uma observação, algo que o ajudará a lembrar daquela pessoa. Lembre-se que fazer networking não é apenas construir uma lista de contatos.
Equilibre qualidade x quantidade
A qualidade dos seus contatos e relacionamentos está diretamente ligada a um networking bem realizado. Um ponto importante para não perder a qualidade na comunicação é ter controle na quantidade de contatos que você administra. Quanto maior for a sua rede de relacionamentos, menores serão as chances de estabelecer relações de qualidade com as pessoas. Por isso, cuide muito bem da administração desse binômio “qualidade x quantidade”.
Aplique a lei da reciprocidade
Ter um networking não significa ser interesseiro e, sim, interessante e interessado. Seja uma fonte de recursos para as pessoas com quem você se relaciona e proporcione elementos de valor aos que interagem com você. Outro ponto importante é sempre retribuir a ajuda que receber de alguém. Lembre-se que, embora muitos não cobrem isso, as pessoas sempre buscam reconhecimento.
Ajude de boa vontade
Sempre que ajudamos alguém, seja com informação, indicação ou aprendizado, não devemos fazê-lo esperando algo em troca. Tenha sempre a certeza de que o universo se incumbirá de nos dar de volta muito mais do que aquilo que ofertarmos a alguém. Portanto, ajude sempre de boa vontade e faça a roda da prosperidade girar.
“Essas dicas são a base para você iniciar um networking poderoso. Invista de maneira inteligente, focando na qualidade da sua rede de relacionamentos. E lembre-se sempre de ser interessante, e não interesseiro”, finaliza Silvia Bez.