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Pesquisa avalia situação das pequenas empresas diante da crise econômica

Empresários entrevistados pediram empréstimos, demitiram e temem fechar as portas

Stockphoto.com / Manuel Faba Ortega Empresários tiveram que reavaliar seus planos.

Como as pequenas empresas estão enfrentando a crise econômica? Para saber esta resposta, 1.250 pequenos empresários responderam a uma pesquisa realizada pela ContaAzul, empresa de sistema de gestão online para empreendedores.

Dos entrevistados, 53,1% afirmaram ter demitido funcionários em 2015 e 15,5% temem ser obrigados a encerrar suas atividades em 2016.

Outro dado importante é que 59,7% dos pequenos empresários recorreram a empréstimos, sendo que 81,8% deles usaram o financiamento para capital de giro e garantir a sobrevivência e 18,2 utilizaram o valor para fazer investimentos.

Dados do Sebrae divulgados em 2015 revelam que as pequenas empresas são responsáveis por aproximadamente 52% dos empregos com carteira assinada no Brasil e por 27% do PIB.

Carga tributária prejudicou os negócios

As mudanças tributárias recentes não favoreceram os pequenos empresários, de acordo com os resultados da pesquisa. Dos entrevistados, 81,4% afirmaram que sofreram seus impactos e os 18,6% restantes disseram que foram pouco impactados.

Dos que sofreram com os tributos, 64,8% das empresas acreditam que conseguirão sobreviver. Já 8,3% lamentam que seu negócio vai quebrar; e outros 8,3% revelaram que terão que sonegar impostos para sobreviver.

Concorrência e crise econômica

Dá para pensar em concorrência diante da crise? Para os 1.250 empresários entrevistados isso é bem possível. Afinal de contas, muitos desempregados recorreram ao empreendedorismo para sobreviver à crise e pagar as contas.

Para 54,4% dos empresários abordados para ContaAzul, a crise aumentou a concorrência. Destes, 54,6% pensam que os concorrentes estão mais conservadores, enquanto 35,4% definem seus concorrentes atuais como inovadores.

Voltando a falar do aumento ou queda da concorrência, 25,3% acharam que a concorrência diminuiu e outros 20,3% não perceberam alterações nesse quesito.

Grande parte dos empresários entrevistados (73,3%) acredita que os concorrentes estão focados na sobrevivência, 12,2% em diversificar os negócios e os outros 6% estão tentando vender suas empresas.

Os empresários ouvidos responderam 10 questões abordando temas como confiança para 2016, mudanças tributárias, impacto da crise, demissões, crédito e ambiente competitivo.

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