No campo pessoal, a limpeza do que não foi usado no ano anterior faz parte da renovação da energia para o ano que começa. Jogue fora o que não teve utilidade no ano passado para liberar espaço para o novo. Doe roupas, sapatos e objetos em bom estado, que não tiveram grande aproveitamento ou porque não estavam servindo ou porque já não fazem parte do seu estilo de vida.
Começamos pela parte pessoal porque dela virá a energia e a disposição para seguir com os outros planos.
Feito isto, vamos à parte profissional. Avalie como foi o ano de 2013, em termos de crescimento profissional, qualidade de vida, contribuição para os resultados da empresa em que trabalha e principalmente como estes resultados foram revertidos para a sua satisfação financeira.
Sabemos que a satisfação no trabalho está ligada à compensação recebida pelo desempenho e dedicação ao trabalho, mas isto não é tudo. Hoje em dia os profissionais e as empresas têm se preocupado com saúde e bem-estar, que geralmente são revertidos em bons resultados para ambas as partes.
Faz parte deste planejamento separar algum momento do dia para praticar algum tipo de atividade física e, se conseguir, alguma atividade relaxante também, como yoga, por exemplo. Embora algumas pessoas ainda achem que ir a uma academia seja um luxo, este perfil está mudando e, com certeza, em breve fará parte da rotina de muitos profissionais, fazendo com que muitas empresas facilitem para que isto ocorra. Se considerarmos as faixas de pedestres nas grandes avenidas, estamos falando de esporte e lazer gratuitos, nem precisa ser em espaços específicos e com custo.
Avalie como foi o ano de 2013, em termos de crescimento profissional, qualidade de vida, contribuição para os resultados da empresa em que trabalha e principalmente como estes resultados foram revertidos para a sua satisfação financeira.”
Também não podemos deixar de pensar numa atualização profissional. O profissional que está em constante desenvolvimento e aperfeiçoamento é muito requisitado pelo mercado e é nesta época que deve investir tempo e recursos financeiros para esta atualização. Lembrando que temos os cursos à distância, nem a falta de tempo justifica uma postura de acomodação e estagnação profissional.
Com estes planos e metas no papel (ou na mente), vamos colocá-los em prática e iniciar o ano com energia renovada, que é o combustível necessário para os próximos meses. Mas lembre-se de não definir metas muito agressivas e planos intangíveis para não se frustrar e acabar usando o combustível do ano todo em poucos meses de frustração, além daquela sensação “ruim” de que o ano passou e você nada fez.
E que o ano de 2014 venha repleto de eventos especiais (Copa do Mundo e eleições), mas também cheio grandes novas realizações e bons resultados!