Trabalhar com o que gosta sem dúvida torna um profissional mais produtivo e motivado em buscas de resultados. Porém, nem sempre conseguimos nos sentir felizes de maneira plena. Às vezes a atividade não nos desafia como queremos, os benefícios não são instigantes, o ambiente de trabalho não é acolhedor e alguns colegas da equipe são tóxicos. Mas acredite: apesar de todos os obstáculos, você pode aprender muito com isso.
A consultora Laura Garnett, também colunista do site Inc.com, escreveu sobre isso e separou cinco motivos que ajudarão você a olhar a situação com outros olhos e se sentir grato por executar um trabalho que você odeia. Veja:
Saber o que não gosta é fundamental para saber o que gosta
Quando você encontra em um trabalho algo que você odeia, tome nota. Quais são as coisas que você realmente odeia fazer? Estas são pistas para ajudá-lo a saber o que você gosta de fazer e como tornar as tarefas que você odeia mais agradáveis.
Use a oportunidade para construir sua confiança para o processo de procura de emprego
É muito mais fácil entrevistar e encontrar outras oportunidades quando você está empregado. Ao invés de se portar como um desesperado por qualquer coisa que lhe renda um salário, você estará mais consciente e preparado para as oportunidades.
Logo, use o trabalho que você odeia como um trampolim para algo diferente. Certifique-se de que você construiu a sua confiança, uma vez que ela irá ajudá-lo a se vender com mais precisão nas entrevistas, o que será um trunfo na hora de encontrar outra oportunidade.
Não há fracasso em aprender que um trabalho não está certo. O fracasso vem em repeti-lo
Sinta-se grato pela oportunidade de ter um emprego que você odeia, porque pode garantir que não vai repeti-lo. E o melhor: você pode ser proativo e conseguir transferência para outro departamento ou outro papel que se ajuste melhor a você.
Comunique por que você não gosta do seu trabalho de forma clara e profissional
Uma vez que você sabe o que não gosta em seu trabalho, certifique-se de que é capaz de comunicar isso de maneira eficaz ao seu gerente ou a outro supervisor. Reclamar não muda nada. Já aprender o que é certo e usar mensagens claras para se comunicar vai impulsioná-lo para fora de qualquer situação que não esteja funcionando.
Usando um trabalho que você odeia como uma forma de fortalecer suas habilidades de comunicação não só irá ajudá-lo a sair de sua situação atual. Ele também irá ajudá-lo a planejar o futuro da sua carreira.
Você é mais interessante como resultado da experiência
Não são as ótimas experiências que são úteis em sua carreira. Como você gerencia e cresce a partir deles é o que determina o seu valor. Algumas pessoas altamente bem-sucedidas tiveram uma série de empregos odiáveis, e foi assim que aprenderam o que deu certo. Mais do que isso: aquelas situações pouco ideais representavam frequentemente um “ponto de ruptura”, ou seja, aquele momento-chave em suas vidas na qual fizeram uma descoberta da carreira. A grande notícia é: se você está em um trabalho que odeia, você pode estar à beira de algo muito melhor.