Não é nada fácil sair da cama, enfrentar trânsito e passar o dia num emprego que não gostamos. Mas na vida nem tudo são flores e, com a crise que tem assolado vários setores, não é possível simplesmente virarmos as costas para um emprego insatisfatório e ficar em casa, na garantia de que outra oportunidade rapidamente baterá à porta.
Apesar de a motivação custar a permanecer conosco em momentos como esse, a realização de um bom trabalho não pode estar sempre atrelada somente a esse sentimento. A responsabilidade e o comprometimento não podem ser deixados de lado quando o assunto é trabalho. Sem contar que, de uma forma ou de outra, sempre aprendemos algo com as missões que a vida nos dá.
Se você está num emprego que odeia e precisa de motivação para realizar suas tarefas diárias, confira algumas dicas de como enfrentar esta situação:
Reconheça que você está desmotivado
Você pode estar passando por uma série de problemas no trabalho: seu chefe não reconhece seus esforços, há pessoas tóxicas na sua equipe e você não realiza as atividades que gostaria. Mas além disso, tudo, você precisa reconhecer que os problemas não são todos externos. Há um que a falta de automotivação. Reconhecer uma deficiência pode ser o primeiro passo para começar a mudar. Lembre-se que as coisas ao seu redor mudam quando você muda.
Faça pausas periódicas para recarregar as energias
A pressão por ter que passar o dia realizando atividades em um ambiente que não traz bem-estar pode ser muito estressante. Por isso, procure fazer pausas entre a realização de uma tarefa e outra. Dessa forma você espairece e dá um tempo para o seu cérebro recarregar as energias que precisa para trabalhar.
Encontre o lado positivo das coisas
Será que tudo em seu ambiente de trabalho é ruim? Não tem uma tarefa que seja bacana de realizar ou alguns colegas de trabalho que tornam divertidas as mais difíceis das situações? Procure focar suas energias nas coisas e pessoas que lhe preencham positivamente e logo perceberá que seu dia ficará bem melhor.
Veja a possibilidade de selecionar as tarefas a serem realizadas
Sempre tem aquelas tarefas ou projetos que a gente adora executar, não é verdade? Então sente-se com seu chefe e veja se é possível reorganizar suas tarefas, de forma que você possa passar mais tempo no ambiente de trabalho realizado projetos e se relacionando com pessoas que fazem a diferença no seu dia a dia e na sua bagagem profissional.
Reflita sobre sua trajetória profissional
Para e pense: qual o real motivo da sua desmotivação? É o emprego atual ou a área que você escolheu para atuar? Essa resposta vai lhe ajudar a definir os próximos passos. Se é o ambiente e as pessoas que não lhe fazem bem, o jeito mesmo é procurar uma nova oportunidade no mercado. Agora se o problema é o ramo de atuação, você pode conseguir o melhor cargo na melhor empresa que você vai continuar infeliz.
Tenha uma postura ética
Por mais que você seja um profissional bastante competente, geralmente são os seus últimos comportamentos e trabalhos que ficarão na cabeça das pessoas. E certamente você quer sair de uma empresa deixando uma imagem negativa. Além de muitas empresas buscarem referências na hora de contratar, manter as amizades profissionais é sempre importante. Sendo assim, mesmo que a desmotivação esteja fortemente presente na sua vida, evite deixar que se reflita no seu trabalho.