Toda empresa deve garantir aos seus funcionários alguns benefícios, como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), vale transporte, férias e décimo terceiro. No entanto, para motivar os funcionários algumas empresas estão indo além das leis trabalhistas e oferecendo alguns itens extras.
E não estamos falando de assistência médica e odontológica, auxílio creche, bolsa de estudos ou de idiomas. Esses, dependendo do tipo do acordo coletivo assinado, são obrigatórios também. Para reter os talentos, as companhias estão investindo, na verdade, em práticas que criem um clima profissional agradável e que, também, equilibram a vida profissional e pessoal.
De acordo com dados do Instituto Great Place to Work, responsável pelo prêmio “Melhores Empresas para Trabalhar”, as empresas premiadas contam com benefícios diferenciados. A explicação é simples: a alta rotatividade de pessoal resulta na perda de dinheiro, de credibilidade e na lentidão dos processos. Ou seja, você perde capital ao ter que se desfazer de um funcionário, tempo ao treinar, constantemente, gente nova para a função e credibilidade, por não conseguir reter talentos.
Programas de bônus, prêmios individuais, participação nos lucros são um bom caminho para atrair profissionais. Além disso, permitir roupas casuais – como bermudas em dias de verão para homens –, diminuir a jornada de trabalho nas sextas-feiras e a presença de uma academia na empresa também entram na lista.
Atualmente, já existem empresas que separam um dia da semana para um dia especial e diferente – havaiana’s day, bermuday, bigoday, entre outros. Além disso, também tem aquelas que fazem competição para ver quem tem a mesa mais bonita e enfeitada da companhia.
Os gestores garantem que aumentar os benefícios dos funcionários gera consequências positivas, já que há um aumento na felicidade corporativa e, claro, na produtividade. Para incentivar a busca por melhores resultados, as companhias estão investindo em premiações, como um vale para gastar no salão de beleza ou um ingresso para um jogo de futebol.
Comemorar é o caminho!
As comemorações são um ótimo caminho para criar um ambiente mais leve e solto no trabalho e aproximar os gestores dos outros funcionários. Nesse contexto, investir em festas de fim de ano, amigo secreto, festa junina, entre outros, pode ser muito positivo para o clima organizacional.
Além disso, almoços para comemorar os resultados obtidos ou bolos no fim do mês para comemorar os aniversários, são vistos como um reconhecimento por todo o trabalho prestado.
Os benefícios e as ideias são simples, mas são eficazes. Especialistas afirmam que fazer com que o funcionário se sinta em casa e parte da empresa, faz com que ele se identifique com as pessoas e com os valores, o que torna muito motivador.