Home > Motivação > Psicóloga alerta que é preciso ter cuidado na hora de estabelecer metas para o ano

Psicóloga alerta que é preciso ter cuidado na hora de estabelecer metas para o ano

Se feitas de maneira ambiciosa e emocional, as metas podem virar fontes de ansiedade e frustração com o passar do tempo

Istockphoto / Cherkas Metas pouco razoáveis pode gerar frustração.

O ano de 2016 chegou e já caminha a passos apressados. Após o período de festas e férias muitas pessoas começam a focar nas famosas metas feitas no começo de todo ano. É claro que o sentimento de renovação e a organização para que atividades positivas sejam incorporadas em nossas vidas é uma bela forma de se motivar, mas é preciso ter cuidado ao estabelecer metas em momentos emocionais como os de início de ano.

A psicóloga social da Harvard Business School, Amy Cuddy, alerta que alguns tipos de metas podem nos fazer mais mal do que bem. Isso porque algumas pessoas têm dificuldades em estabelecer metas razoáveis e acabam por se frustrarem logo no início de suas empreitadas.

Amy aponta à revista Business Insider os quatro erros comuns que muitas pessoas cometem ao estabelecerem suas metas para o ano. Confira:

Metas ambiciosas e absolutas

Muitas pessoas são rigorosas e pouco flexíveis em suas metas. Quando se pretende fazer exercícios todos os dias da semana ou ocupar uma determinada vaga de emprego, a pessoa restringe sua energia e não consegue enxergar o todo. Estar aberto para começar atividades aos poucos e depois intensificá-las ou passar por todos os patamares até atingir a vaga de emprego desejada evita ansiedade e prepara a pessoa para dar conta do novo ritmo estabelecido para o cumprimento dessa meta.

Negatividade

Pensamentos negativos muitas vezes frustram nossas metas porque focam nossa energia para aspectos que não gostamos em nós mesmos. Uma simples mudança de perspectiva dá a força necessária para atingir um objetivo, por exemplo, em vez de se comprometer a nunca mais comer “junk food” é melhor se comprometer a ter uma alimentação saudável. Isso fará com que você busque a opção saudável sem se desesperar ou desistir do seu propósito caso em algum dia específico saia da dieta. Em vez de sermos restritivos e punitivos, devemos nos preocupar com uma reeducação.

Focar somente no resultado

Bons resultados só são obtidos com a força do trabalho que vem no meio do processo. Se você se compromete a perder cinco quilos e só se concentra neste número, provavelmente não enxergará o valor de perder os primeiros quatro. O pior é que dessa forma uma ansiedade enorme tende a dominar suas ações e fazer com que você perca seu foco. Valorizar cada passo da conquista é o que lhe dará força para chegar ao topo de forma natural e consistente.

Depender de forçar exteriores

Nunca coloque a culpa de seu insucesso em outras pessoas ou nas dificuldades do caminho. Mesmo que você demore a chegar onde precisa a responsabilidade para o sucesso está em suas mãos. Tenha foco, se organize, cumpra uma etapa por vez e acredite em seu potencial. Estude, se esforce, faça tudo o que for preciso e será recompensado. O mais importante nisso tudo é o caminho, pois é ele que dará substrato para que todos os seus sonhos se realizem!

Matérias Relacionadas