O que faz você obedecer ao toque do despertador, se levar e sair de casa para trabalhar? Para uns é o fato de ter encontrado o emprego perfeito. Para outros é a esperança de encontrar na empresa atual ou no mercado esse mesmo emprego perfeito.
Esse conceito é muito pessoal, mas o fato é que o tal do emprego perfeito existe sim! Pode ser difícil de encontrar, mas não é impossível. Talvez você nem saiba descrever, mas aquela atividade que lhe faz encher o peito e sorrir quando fala dela ou que lhe faz entrar facilmente em estado de flow dá indícios de que você está no caminho certo.
A busca por esse cenário é incessante, já que estamos a todo momento atrás de empresas e cargos que paguem não apenas o nosso salário, mas que nos permitam amadurecer como pessoa e como profissional. Mas como definir as diretrizes para localizarmos esse emprego?
Loius Efron, colunista da Forbes, escreveu um texto sobre seu livro “How to Find a Job, Career and Life you Love” (“Como encontrar um trabalho, uma carreira e uma vida que você ame”, em tradução literal), explicando esse passo a passo para você. Confira!
O que você gosta de fazer?
Este é o primeiro passo. Pelo que você é apaixonado e, naturalmente, faz melhor? Se ainda não sabe, responda às oito questões seguintes. Depois de ter as respostas, analise-as e procure temas e pistas sobre os trabalhos que você deve tentar.
As perguntas são:
1 – O que me faz levantar da cama de manhã?
2 – Se eu não precisar de dinheiro, o que eu faria na vida?
3 – O que me deixa tão fascinado como uma criança?
4 – Quando na minha vida fui tão apaixonadamente focado em uma atividade que eu perdi a noção do tempo e o que eu estava fazendo?
5 – Pelo que eu quero ser lembrado na vida?
6 – O que eu acredito que eu faço melhor?
7 – O que os outros dizem que eu faço melhor?
8 – O que eu mais reconhecido na vida e no trabalho?
Experimente!
Agora que já sabe o que gosta de fazer, você precisa experimentar, executar estes tipos de tarefas para confirmar que realmente consegue desfrutar de tais papéis. Esta experimentação serve para introduzir a realidade. Sem pesquisa, você pode descobrir apenas um ideal romantizado de algo que acredita que irá gostar. A experimentação também irá esclarecer se você tem a habilidade natural ou temperamento necessário para o trabalho que procura. E se esse trabalho irá atender suas expectativas e lhe fazer feliz.
Louis elaborou um exercício para ajudar você a encontrar o emprego perfeito:
- Liste todos os trabalhos que você fez em sua vida. Coloque um asterisco naqueles que você mais gostou e depois faça um ranking do mais ao menos interessante.
- Em seguida faça uma lista dos trabalhos que você sempre quis tentar, mas não tive coragem ou oportunidade de tentar. Ao lado de cada um explique por que você não tentou e o que lhe impede de tenta-los agora.
- Agora faça uma lista dos trabalhos que você queria tentar, do mais ao menos interessante.
- Desenvolva um plano de ação e um cronograma para tentar exercer o primeiro cargo do seu interesse – mesmo que seja por apenas algumas horas após o seu dia de trabalho atual, em um fim de semana ou como voluntário. Percorra sua lista até que você tenha tido a oportunidade de experimentar cada trabalho.
- Escreva por que você gostou ou não de cada novo trabalho e também se você queria experimentar qualquer um dos postos de trabalho novamente.
Faça seu emprego perfeito render dinheiro
Após descobrir sua paixão e desfrutá-la, o último passo é descobrir como fazer dinheiro. Isso requer estar comprometido com o que você já descobriu sobre si mesmo e sobre seu trabalho, carreira e vida. Não se contente com menos. Faça um plano para continuar se movendo na direção desejada.
Essa etapa exige que você encontre uma situação de trabalho e de vida que lhe permita levar uma vida decente. Mesmo que você precise de um trabalho simplesmente para ganhar dinheiro no curto prazo, é importante se manter sempre comprometido com seu objetivo de longo prazo. Tal jornada é evolutiva e vai levar tempo, mas a viagem vai valer a pena.
Lembre-se: o seu caminho para alcançar a vida perfeita deve incluir o trabalho perfeito e carreira. Não existe um “equilíbrio trabalho-vida”. Há simplesmente a vida para fazer o que você ama e ser o melhor. Este equilíbrio é o ponto no qual você vai atingir o seu maior nível de sucesso, felicidade e realização.