A resiliência é basicamente a capacidade que temos de resistirmos e nos recuperarmos em situações marcadas pela tensão. Também diz respeito à maneira como lidamos com a pressão, reagindo a situações novas e inesperadas. Assim, não restam dúvidas, de que a resiliência é uma característica bastante importante para quem deseja realizar projetos e construir uma carreira de sucesso em ambientes corporativos.
É necessário compreender que a resiliência é, antes de tudo, uma característica psicológica pessoal que pode variar naturalmente de pessoa para pessoa. Para alguns, é mais natural lidar de forma relativamente tranquila com as pressões enquanto há aqueles que precisam de muito controle emocional para não perder o controle neste mesmo tipo de situação. Independente destas características individuais é possível, sim, aprimorar e ampliar a resiliência.
Alguns pontos são essenciais neste processo. O primeiro deles é o autoconhecimento, a partir do qual o indivíduo poderá ter uma percepção clara em relação às suas principais dificuldades. Observando a si mesmo, o profissional poderá cercar-se, ainda, de uma série de atitudes e comportamentos capazes de fortalecer a resiliência.
Dentre estas ações destacam-se a capacidade de acreditar em si mesmo, equilíbrio com a habilidade de buscar ajuda e delegar tarefas. A autoestima é fundamental para que este movimento aconteça de forma harmoniosa, sobretudo em momentos em que a pressão for grande.
Outras atitudes capazes de potencializar a resiliência são a empatia, a flexibilidade, a persistência diante de tarefas complexas, a capacidade de gerenciar problemas – observando os obstáculos de diferentes ângulos, mesmo quando a situação exige rapidez na tomada de decisões – e o otimismo.