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10 estratégias que lhe ajudam a manter o controle emocional no ambiente de trabalho

© Depositphotos.com / michaeljung A falta de autoconhecimento e equilíbrio pode comprometer o futuro profissional.

O controle emocional é um aspecto importante para qualquer pessoa em todas as áreas da vida. Motivação, foco, concentração, disciplina, controle das emoções, da ansiedade e estresse são aspectos fundamentais para o bom desempenho pessoal e profissional e só é possível administrar essas questões desenvolvendo a Inteligência Emocional, ou seja, aprendendo a lidar com as emoções.

Tendo controle emocional no trabalho, o profissional tem autoconhecimento para direcionar seus talentos, aprender a lidar com suas limitações e expectativas e conhecer suas reações a uma situação crítica. Dessa forma a pessoa cria formas de permanecer no controle para não ter seu desempenho profissional prejudicado pelo desequilíbrio emocional.

A pessoa emocionalmente desequilibrada tende a desenvolver um comportamento agressivo, podendo explodir a qualquer momento e criando relações de medo e distanciamento. Quem está nesse estado apresenta dificuldade para lidar com imprevistos e passar por cima de frustrações.

Como ter controle emocional no ambiente de trabalho

O controle emocional deve ser treinado todos os dias, em todas as situações, e não somente no ambiente de trabalho. Veja os dez passos que todo profissional precisa treinar para chegar ao controle emocional:

Conheça seu funcionamento
O autoconhecimento facilita a percepção comportamental, permitindo que a pessoa se previna para não se descontrolar em um momento de pressão. Tenha consciência do seu funcionamento e das suas motivações, escolhendo comportamentos que sejam menos destrutivos e mais saudáveis.

Aprenda a lidar com as emoções
Cada emoção gera uma reação ou uma sensação, como tensão, irritabilidade, ansiedade, medo, alegria ou pressão. Saber como controlar e lidar com cada emoção é fundamental para não se afetar com a sensação provocada por ela.

Organize-se
Uma das melhores maneiras de se organizar internamente é organizando a parte externa. Coloque todas as suas coisas no lugar, arrume as gavetas e jogue fora o que não é mais útil. Faça essa limpeza no escritório, no seu carro e na sua casa.

Cobre-se menos
Se você é perfeccionista, provavelmente demora mais tempo do que o necessário para realizar uma tarefa. Isso porque você só enxerga o que está imperfeito e nunca acha que o trabalho foi bom o suficiente. Em vez de ser tão exigente e buscar metas inalcançáveis, dê sempre seu melhor e saiba que o resultado será proporcional ao seu esforço.

Menos pessimismo
Sempre que você reclama de alguma coisa, você se conecta com a negatividade e causa ainda mais desequilíbrio interior. Tire o foco do que está errado e olhe para o que está bom e para os acertos. Além disso, afaste-se de pessoas que só reclamam, pois elas são contagiosas e a convivência faz com que você também passe a enxergar somente o lado negativo das coisas.

Motive-se
A motivação é o combustível para o sucesso em qualquer área da vida. O profissional deve saber exatamente o que o motiva a estar ali: reconhecimento, dinheiro, status, aprovação, realização, necessidades, missão. Uma pessoa consciente da sua motivação dificilmente desiste das coisas e se descontrola por qualquer coisa.

Estabeleça relações saudáveis
Saiba lidar também com as emoções dos seus colegas, tenha empatia e compaixão para criar relações saudáveis e harmoniosas, aceite as diferenças e saiba conviver com elas, minimizando a necessidade de criticar e competir.

Tenha autoconfiança
Confiar na sua capacidade, desenvolver seus potenciais e minimizar suas limitações é essencial para eliminar a necessidade de competição com os colegas. A competição entre pessoas só mostra falta de autoconfiança e necessidade de autoafirmação. Uma pessoa que reconhece seu potencial não precisa disputar, e sim, somar com o seu diferencial.

Encontre um propósito
Qual o propósito por trás das suas atividades? De que forma o seu trabalho faz diferença para os colegas de empresa, para as pessoas em geral e para o mundo? A missão da organização em que você trabalha está alinhada com seus valores pessoais?

Quando você sabe que seu trabalho contribui positivamente para o mundo, para você e respeita seus valores pessoais, fica muito mais fácil se manter motivado.
É somente a partir do desenvolvimento da Inteligência Emocional que um profissional consegue manter sua meta e usar todo o seu potencial, não deixando que nenhum fator emocional atrapalhe o seu desempenho e a construção da sua carreira.

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