Home > Opinião > Aposentadoria x qualidade de vida: uma relação que deve ser planejada

Aposentadoria x qualidade de vida: uma relação que deve ser planejada

© Depositphotos.com / EpicStockMedia Profissionais precisam se planejar para ter o padrão de vida que desejam na aposentadoria.

Acompanhando os noticiários, vemos que um dos principais assuntos discutidos é a reforma previdenciária proposta pelo atual governo, e é disso que quero conversar com vocês hoje. Grande parte dos trabalhadores se sente ameaçada e insegura com o rumo da situação. Então, para que o assunto não se torne um bicho de sete cabeças, é necessário obter informação e traçar planejamento.

Garantir um período de aposentadoria tranquilo é mais do que uma boa alternativa, é uma necessidade atualmente. A Previdência Social é muito importante – além de um direito do trabalhador –, mas ela por si só não fará com que se mantenha a qualidade e o padrão de vida que se deseja.

Então, vamos aos fatos. De acordo com o andamento do assunto, a aposentadoria tende a começar cada vez mais tarde, até mesmo por conta do aumento da expectativa de vida do brasileiro. Não estou aqui para julgar o que vem sendo discutido – afinal, é uma decisão que envolve uma série de fatores, e uma delas é evitar um déficit nas contas da Previdência –, mas apenas para informar a realidade e educá-los financeiramente, incentivando uma mudança de comportamento.

É comum nos preocuparmos com o bom desenvolvimento profissional, com a questão salarial, dentre outros aspectos intrínsecos à rotina de trabalho, no entanto, poucos se preocupam em fazer planejamento para o futuro. Quanto antes entendermos a importância dessa prática, mais fácil será. De qualquer forma, nunca é tarde para se começar.

Para se ter uma ideia de como a aposentadoria ainda é um tema pouco discutido e compreendido, mais de um terço dos aposentados brasileiros continuam trabalhando para complementar a renda e conseguir viver, segundo recente pesquisa do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Número da aposentadoria

O primeiro passo, então, para mudar essa situação é descobrir o número da sua aposentadoria. Isso mesmo, é preciso saber com quantos anos e quanto de dinheiro você pretende ter mensalmente para viver quando parar de trabalhar. A partir daí, fica mais simples saber quanto precisa poupar hoje e onde pode investir, para atingir o valor desejado no prazo definido.

Para ficar mais fácil, desenvolvi uma fórmula, com todo o cálculo necessário, resumido em uma planilha. O principal diferencial dessa fórmula é que, para que não se corra o risco de o dinheiro acabar um dia, o valor mensal a ser recebido deve ser, pelo menos, o dobro do que se deseja resgatar de fato. Dessa forma, a pessoa saca 50% e continua aplicando a outra metade, como uma espécie de reserva, que irá se acumular e render cada vez mais.

Quer descobrir seu número da aposentadoria? Acesse o link, baixe o arquivo e preencha os lugares indicados. Com educação financeira, é possível viver a vida que sempre quis!

Matérias Relacionadas