Se perguntarmos a dez pessoas escolhidas aleatoriamente quais são seus objetivos profissionais, provavelmente todas dirão que almejam funções que tenham prazer de executar e que as remunerem bem, para que consigam usufruir de uma vida financeiramente confortável. No entanto, para alcançar esses objetivos é necessário um bom planejamento, que contemple três áreas: conhecimentos técnicos, reputação e relacionamentos.
A grande maioria dos profissionais geralmente preocupa-se apenas com o primeiro aspecto. Assim, foca seu desenvolvimento em competências técnicas que podem ser desenvolvidas através de cursos livres ou de ensino superior e pós-graduações. Ter um bom currículo é fundamental, mas não suficiente.
É importante, também, mostrar-se para o mercado. Por isso, deve-se cuidar dos seus relacionamentos. As indicações são, atualmente, a forma mais fácil de conseguir um emprego. Mas mais do que ter uma vasta rede de relacionamentos, é preciso ter em mente que eles de nada valem se não forem cultivados.
O problema é que a grande maioria das pessoas não sabe manter relacionamentos saudáveis, a quem possa recorrer quando necessita. Cultivar relações passa por dois aspectos: ter contatos frequentes e ajudar altruisticamente quem necessita. Se você se lembra daquele ex-colega de faculdade apenas dez anos após sua formatura, aquele para quem você não teve sequer o cuidado de enviar felicitações nos seus aniversários, aquele de cuja vida você já não sabe mais nada, provavelmente, não seja uma boa ideia entrar em contato pedindo algo. Essa não é a melhor forma de se obter ajuda quando precisa. Relacionamentos têm de ser alimentados frequentemente, senão morrem, assim como as plantas têm de ser regadas para fornecerem bons frutos algum dia. Portanto, mantenha contato frequente com aqueles que conhece.
O segundo aspecto relativo aos relacionamentos é que fica muito mais fácil solicitar algo de quem é grato a você. Por isso, colabore com quem precisa de sua ajuda, sem pretensões imediatas de retribuição, nem cobranças em relação a isso. Acredite: um dia você será recompensado. Tendemos a nos lembrar positivamente daqueles que marcam nossas vidas por nos ajudarem quando precisamos.
Já a reputação é conquistada ao longo do tempo. Na verdade, conforme os dias passam, ela cresce ou diminui, dependendo das atitudes tomadas no dia a dia. Realizar trabalhos voluntários, fazer cursos relevantes para a sua área, ser dedicado e honesto consistentemente, buscando fazer algo que o diferencie de seus concorrentes pela tão sonhada vaga são bons exemplos de ações que podem elevar sua reputação. Por outro lado, adotar comportamentos antiéticos, como ser desleixado no trabalho, seja com a qualidade ou horários, entre outros, são exemplos que certamente irão prejudicar sua imagem e afastá-lo de bons contatos que podem fazê-lo conquistar seus objetivos. Lembre-se: construir uma boa reputação leva anos, às vezes décadas. Destruí-la pode levar segundos.
Talvez você esteja mais próximo do que imagina do seu emprego dos sonhos. Talvez esteja um pouco mais distante. A boa notícia é que você é, sim, capaz de conquistá-lo, e isso depende exclusivamente de você. Basta começar. E dedicar-se incansavelmente, dia após dia. Obstáculos virão, mas poderão ser superados. E então, o que está esperando?