Home > Opinião > Maturidade emocional: autoconfiança necessária para falar bem em público

Maturidade emocional: autoconfiança necessária para falar bem em público

ilyakalinin A autoconfiança é a chave para quem deseja falar em público com tranquilidade.

Algumas pessoas perdem o sono só de pensar na hipótese de falar em público, enquanto outras falam para multidões com tranquilidade e de forma natural e até gostam disso. Qual grupo você pertence? Afinal, por que uns têm tanta facilidade e até gostam de falar em público, e outros vivem fugindo dessa tarefa?

Ainda que você seja um ótimo comunicador, se não tiver autoconfiança, dificilmente conseguira falar em público com tranquilidade e clareza. E a autoconfiança só existe em pessoas que têm maturidade emocional e sabem lidar com seus talentos e limitações.

Maturidade emocional e Inteligência Emocional

A maturidade profissional está mais atrelada às competências comportamentais e ao autoconhecimento. A experiência profissional, os conhecimentos, as realizações, os projetos, as situações de pressão e os conflitos contribuem diretamente para a maturidade profissional. Isso porque é graças a essas experiências que o profissional desenvolve autoconhecimento e aprimora suas habilidades comportamentais.

Para alcançar esta maturidade, é necessário primeiro desenvolver a Inteligência Emocional — que é a habilidade de lidar com as emoções e de administrá-las positivamente, mesmo com as adversidades do dia a dia. Quando deixamos as emoções comandarem nossas vidas, nos tornamos reféns dos fatores externos e perdemos o poder sobre nós mesmos e sobre nossas escolhas.

O que existe por trás do medo de falar em público

Existem diversos fatores emocionais que podem impedir a sua comunicação e tomar consciência deles é justamente o primeiro passo para começar a superar o medo de falar em público.

Quando uma pessoa que não tem habilidade e/ou não se sente confortável de falar em público precisa se dispor a essa tarefa, ela apresenta reações físicas como: sudorese, vermelhidão, aceleração nos batimentos cardíacos, tontura, amnésia e até gagueira. Esses sintomas são reações emocionais e não físicas. Portanto, saber lidar com essas emoções é fundamental para manter a tranquilidade.

Identifique o que, de fato, acontece com você nessa situação: você é muito tímido? Tem medo de ser criticado ou ridicularizado? Você é uma pessoa muito crítica em relação a você e aos outros? Sabe lidar com erros? Você é muito perfeccionista? É inseguro? Já passou por alguma situação em que foi humilhado publicamente?

Depois de identificar como seu emocional reage nessas situações, busque na sua história de vida quais experiências ou aprendizados fazem com que você se sinta assim. Por exemplo, se você era muito cobrado na sua infância, ou tinha pais que queriam tudo perfeito, possivelmente tem necessidade de ser perfeito e pode ter muita dificuldade para lidar com erros.

Com isso, pode ser que você, inconscientemente, tenha desenvolvido esse pavor de falar em público simplesmente para se proteger. Por outro lado, se você já foi ridicularizado ou humilhado em alguma situação, pode ser que você tenha muito medo de que isso se repita, a ponto de travar.

A timidez também é uma forma de proteção, responsável por poupar a pessoa de ser observada, analisada, criticada e até elogiada. Muitas pessoas não sabem lidar com elogios, e isso também está diretamente ligado à sua história.

Aprenda a lidar com as emoções e vença o medo de falar em público

Desenvolver a Inteligência Emocional é fundamental para ter comportamentos assertivos e conscientes, ajudando a encarar melhor as situações e pressões enfrentadas no dia a dia profissional, impedindo que os problemas afetem a sua vida e carreira.

Atingir a maturidade emocional, portanto, significa ter consciência da reação que cada emoção traz para a vida e, a partir daí, escolher comportamentos que sejam menos destrutivos e mais saudáveis.

Você pode utilizar infinitas técnicas para saber como falar bem, mas se tiver alguma questão emocional mal resolvida em relação à sua comunicação ou segurança, sempre haverá essa sensação de medo e desespero.

Matérias Relacionadas