Home > Opinião > Ter sucesso ou Ser um profissional de sucesso?

Ter sucesso ou Ser um profissional de sucesso?

© Depositphotos.com / Vadmary Para ter sucesso, as novas gerações defender que o segredo é ser ao invés de ter.

O texto de hoje inicia com uma reflexão: o que é uma carreira de sucesso para você?

Na maioria das vezes nós associamos o sucesso da carreira com a imagem de um profissional ocupando uma cadeira de diretor(a), carrão novo na garagem, com dinheiro no bolso e na conta, além de possuir poder. Entretanto, as novas gerações já estão repensando esse modelo, trocando o TER pelo SER. Ou seja, focar nas suas entregas e no exemplo aos demais colegas e não somente no financeiro.

O salário é importante sim, contudo, diversos estudos comprovam que o fator motivador no trabalho é interno, sendo desencadeado, principalmente, quando o profissional se sente parte de algo maior e do reconhecimento dos demais colegas e envolvidos sobre o seu diferencial e trabalho executado. Um dos autores conhecidos que defende esta teoria é o Filósofo Mário Sergio Cortella em seus livros “Por que fazemos o que fazemos?” e “Qual é a tua obra?”.

Recentemente usei o perfil no LINKEDIN para questionar as minhas conexões sobre quais destas competências abaixo destacariam como a mais importante para a carreira delas. O resultado ficou:

RESILIÊNCIA – 6 votos;

COMUNICAÇÃO – 4 votos;

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL – 4 votos;

LIDERANÇA – 1 voto;

CRIATIVIDADE – 1 voto.

Todas estas competências citadas contribuem para o SER, na construção da sua marca pessoal e o legado que deixará no mundo. Diferentemente do que pensávamos até pouco tempo atrás, não é mais possível separar o pessoal do profissional. Se fores uma pessoa resiliente, serás um profissional capaz de lidar com as adversidades do cotidiano e superá-las. Assim também como as demais competências, ou és na integralidade ou não.

Agora, finalizando com outra reflexão: pelo que você quer ser lembrado?

Compartilhe nos comentários!
Grande abraço e até logo!

Matérias Relacionadas