Consciente ou inconscientemente, nosso corpo fala. E nossos gestos podem, de vez em quando, ratificar ou contradizer o que sai de nossa boca. Sabendo disso, há pessoas que se policiam o tempo todo para evitar dizer algo e ser traído pelo corpo e vice-versa.
Para avaliar como as pessoas administram a linguagem corporal, a TalentSmart, consultoria que oferece testes de inteligência emocional, testou mais de um milhão de pessoas e descobriu que o alto escalão está cheio de pessoas que possuem alta inteligência emocional (90%). Essas pessoas sabem o poder dos sinais que são expressos e, por isso, monitoram sua própria linguagem corporal.
“Nossos corpos têm uma linguagem própria, e suas palavras nem sempre são gentis. Sua linguagem corporal provavelmente se tornou uma parte integrante de quem você é, ao ponto de você nem mesmo pensar nisso. Se for esse o seu caso, é hora de começar rever conceitos, porque você pode estar sabotando sua carreira”, alerta Travis Bradberry, autor do livro Emotional Inteligence 2.0 e cofundador da TalentSmart.
Linguagem corporal e inteligência emocional
Travis separou 15 erros de linguagem corporal mais comuns que as pessoas geralmente fazem, e que, pela pesquisa, os profissionais emocionalmente inteligentes têm o cuidado de evitar:
1. Desleixo é um sinal de desrespeito. Ele comunica que você está entediado e não tem nenhum desejo de estar onde você está. Você nunca diria a seu chefe: “eu não entendo por que eu tenho que escutar você”, mas se você é desleixado, seu corpo diz isso por você em alto e bom som.
2. Gestos exagerados podem implicar que você está esticando a verdade. Procure gestos pequenos e controlados para indicar liderança e confiança e gestos abertos – como abrir os braços ou mostrar as palmas das mãos – para comunicar que você não tem nada a esconder.
3. Olhar o relógio enquanto conversa com alguém é um claro sinal de desrespeito, impaciência e ego inflado. Ele envia a mensagem de que você tem coisas melhores a fazer do que falar com a pessoa com quem você está, e que você está ansioso para deixá-la.
4. Desviar das pessoas ou não se inclinar durante uma conversa retrata que você está desinteressado, desconfortável e, até mesmo, desconfiando da pessoa que está falando. Tente inclinar-se em direção à pessoa que está falando e incline a cabeça ligeiramente enquanto a ouve falar. Isso mostra para o emissor que ele tem o seu foco e completa atenção.
5. Braços cruzados e pernas cruzadas, até certo ponto, são barreiras físicas que sugerem que você não está aberto ao que a outra pessoa está dizendo. Mesmo se você está sorrindo ou envolvido em uma conversa agradável, a outra pessoa pode ter uma sensação irritante que você está desconfortável.
6. Inconsistência entre suas palavras e sua expressão facial faz com que as pessoas sintam que algo não está certo e elas começam a suspeitar que você está tentando enganá-los, mesmo que elas não saibam exatamente por que ou como. Por exemplo, um sorriso nervoso ao rejeitar uma oferta durante uma negociação não o ajudará a conseguir o que você quer. Isso só vai fazer a outra pessoa se sentir desconfortável.
7. Afirmar exageradamente com a cabeça sinaliza ansiedade sobre aprovação. As pessoas podem perceber seus assentimentos intensos como uma tentativa de mostrar-lhe que concorda ou entende algo que você realmente não deseja.
8. Mexer constantemente no cabelo ou barba são sinais de que você está ansioso ou distraído. As pessoas vão percebê-lo como alguém excessivamente preocupado com a aparência física e pouco preocupado com sua carreira.
9. Evitar o contato visual faz parecer que você tem algo a esconder, e isso desperta suspeitas. Falta de contato visual também pode indicar uma falta de confiança e interesse, que você nunca quer se comunicar em um ambiente de negócios. O contato visual comunica confiança, liderança, força e inteligência. Embora seja possível ser contratado sem contato visual direto, a negligência completa terá efeitos negativos sobre suas relações profissionais.
10. Olhar de maneira intensa pode ser percebido como agressivo, ou uma tentativa de dominar. Por outro lado, olhar para baixo comunica submissão, enquanto olhar para os lados transmite confiança.
11. Rodar os olhos é uma maneira de comunicar a falta de respeito. Felizmente, embora possa ser um hábito, é voluntário. Você pode controlá-lo e vale a pena o esforço.
12. Franzir a testa ou fazer uma expressão infeliz envia a mensagem que você está chateado por aqueles ao seu redor, mesmo se eles não têm nada a ver com o seu humor. Os carrancudos afastam as pessoas. Ao sorrir você sugere que está aberto, confiante e amigável. Estudos de ressonância magnética têm mostrado que o cérebro humano responde favoravelmente a uma pessoa que está sorrindo, e isso deixa uma impressão positiva duradoura.
13. Apertos fracos de mão sinalizam que faltam autoridade e confiança em você, enquanto um aperto de mão muito forte poderia ser percebido como uma tentativa agressiva de dominação. Adapte seu aperto de mão a cada pessoa e situação, mas certifique-se que é sempre firme.
14. Punhos cerrados, bem como braços cruzados e pernas, pode sinalizar que você não está aberto a ouvir. Ele também pode fazer você parecer argumentativo e defensivo, o que tornará as pessoas nervosas ao interagirem com você.
15. Chegar muito perto sinaliza que você não tem respeito ou compreensão do espaço pessoal. Isso tornará as pessoas muito desconfortáveis quando estiverem ao seu redor.