Antes procurar emprego era uma tarefa que se resumia ao profissional levar seu currículo impresso até uma agência de emprego ou diretamente a uma empresa que está oferecendo vagas. Nos dias de hoje, porém, a busca por um emprego sofreu grandes transformações, e é preciso se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e afetado por uma forte crise econômica.
4 truques para quem está procurando emprego
Utilize o LinkedIn
O LinkedIn se tornou uma ótima ferramenta para os profissionais que estão buscando por uma recolocação no mercado de trabalho. Dentro dessa plataforma, existe um mundo de possibilidades e oportunidades, mas para utilizá-las corretamente é preciso ser direto e eficaz em sua descrição, evitando frases genéricas e que não dizem nada sobre o seu trabalho e suas experiências.
O LinkedIn também permite que você informe ao recrutador, de forma privada, que está disponível e em busca de uma oportunidade. O ideal é criar um resumo profissional atraente, com as recomendações profissionais dos empregos anteriores e informações que despertem o interesse das empresas.
Destaque suas qualidades profissionais
É muito importante colocar, no início do seu currículo, quem você é e quais são suas experiências profissionais, deixando bem claro o que faz e como ou porque faz. Afinal, essa é a sua marca e ela deve ser evidenciada ao empregador.
É preciso entender que os principais elementos do seu currículo são o título dado a você mesmo e a sua apresentação: essas são as primeiras informações vistas pelos recrutadores na hora de analisar o perfil do profissional. Será que você sabe descrever seu perfil profissional?
Estabeleça uma meta salarial
Para quem está buscando um emprego, é imprescindível estabelecer uma meta salarial. Olhe as vagas nas quais está interessado e veja o que estão oferecendo e se aquele valor condiz com o que deseja. Assim, você conseguirá estipular a meta salarial de acordo com o orçamento da empresa, evitando perder a vaga para outro profissional.
Mantenha a calma durante a entrevista de emprego
Para se sair bem em uma conversa com um recrutador, é preciso manter a calma e evitar maus hábitos que podem arruinar sua entrevista de emprego. Conte suas conquistas no emprego anterior, o que você aprendeu com cada experiência e os principais desafios enfrentados, de maneira a envolver o recrutador.
Outra dica é mostrar interesse na empresa: pergunte sobre o trabalho, quais desafios envolvidos nas tarefas, quem são os clientes e quais os problemas enfrentados pelo departamento. Isso fará toda a diferença durante a sua entrevista.