Home > Plano de Carreira > 5 pilares para se relacionar bem com chefes e colegas de trabalho

5 pilares para se relacionar bem com chefes e colegas de trabalho

O autoconhecimento e a ética são algumas das chaves do bom relacionamento interpessoal

© Depositphotos.com / ridofranz Os resultados da empresa também dependem do grau de engajamento entra os membros das equipes de trabalho.

A partir do momento em que ingressamos numa empresa, precisamos estar prontos para lidar com pessoas com histórias, sonhos e temperamentos diferentes. Passamos a maior parte do tempo ao lado dos nossos colegas de trabalho e manter um bom relacionamento interpessoal é essencial para que a relação possa fluir sem grandes conflitos.

“Às vezes, a relação entre os colaboradores não é tão simples, devido à existência de diversas opiniões, crenças, valores e culturas com as quais precisamos lidar”, afirma a palestrante motivacional e Master Coach, Silvia Bez.

A especialista diz que existem cinco pilares para ajudar você a manter uma convivência eficaz com seu chefe e colegas de trabalho. Confira:

Autoconhecimento

Esse pilar é um dos principais diferenciais nas relações, pois conhecer a si é o primeiro passo para lidar com questões emocionais que comprometem os relacionamentos interpessoais. “O autoconhecimento nos permite analisar o impacto que causamos nos outros, além de termos claro quais são as características que nos incomodam e, assim, possibilitar nos prepararmos para lidar com elas”, afirma Silvia.

O autoconhecimento permite mediar com maior assertividade os possíveis conflitos de personalidades nos relacionamentos com os membros da equipe.

Empatia

É a arte de analisar determinada situação pelo mesmo ângulo de outra pessoa que também esteja envolvida. Mais do que a preocupação ou a conscientização da necessidade de se identificar com o outro, a empatia está relacionada com a comunicação assertiva e a compreensão das motivações dos outros.

“A pessoa empática está conectada com quem ela se comunica. Ela capta informações que vão muito além do que é falado e identifica emoções e expressões corporais significativas em seu interlocutor”, explica a especialista. Ser empático é, antes de tudo, ser um bom ouvinte, excelente observador e ter um interesse legítimo em ajudar o outro.

Assertividade

Esta é a habilidade de uma comunicação clara, franca e respeitosa. Com ela é possível construir relacionamentos saudáveis, mas é preciso ouvir, falar, expressar vontades, opiniões e dificuldades de maneira que não seja agressiva com o próximo.

Ética

É o conjunto de princípios e valores morais que conduzem o comportamento humano dentro da sociedade. Empresas seguem os padrões éticos e sociais, aplicando-os em suas regras internas, visando o bom andamento dos processos de trabalho, o alcance de metas e objetivos e a criação de bons relacionamentos interpessoais.

Um bom profissional deve seguir tanto os padrões éticos da sociedade quanto as normas e regimentos internos da organização em que trabalha. A ética profissional proporciona ao indivíduo um exercício diário e produtivo de honestidade, comprometimento, confiabilidade, entre tantos outros valores, que balizam o seu comportamento e as tomadas de decisões em suas atividades.

Pode-se ter muito autoconhecimento, ser altamente empático, assertivo e cordial. Mas, se não há ética, não é possível manter relacionamentos equilibrados. “A grande recompensa por se ético é ser reconhecido, não só pelo seu trabalho, mas também por sua conduta”, completa Silvia.

Cordialidade

Ser gentil, simpático e solicito é ser cordial com as pessoas. É demonstrar consideração pelo próximo, pela equipe e com quem se relaciona. “Cordialidade é aquele ‘bom dia’ entusiasmado e sincero de quando chegamos ao trabalho, é abrir uma porta para um colega com as mãos ocupadas, é dizer ‘obrigado’ olhando nos olhos das pessoas. São as pequenas gentilezas do dia a dia que farão a nossa companhia pessoal ser desejada e tornarão a nossa presença agradável para os que nos cercam”, finaliza a Master Coach.

A cordialidade desinteressada, que se oferece por iniciativa própria e sem esperar nada em troca, é um facilitador do bom relacionamento no ambiente de trabalho.

Matérias Relacionadas