As críticas fazem parte do dia a dia, especialmente no âmbito profissional. E, infelizmente, nem todas as críticas serão construtivas, ou seja: críticas do bem e que servem para auxiliar o indivíduo a crescer e melhorar. Algumas críticas, chamadas de destrutivas, podem ser bem agressivas e gerar desânimo, tristeza e desmotivação. Para crescer profissionalmente, entretanto, é fundamental aprender a lidar com os dois tipos de crítica.
Críticas construtivas: como identificar e lidar com elas
As críticas construtivas estão muito próximas dos conselhos. Uma crítica deste tipo, em geral, consiste em uma dica a respeito de algum ponto fraco e como melhorá-lo. A crítica construtiva é positiva, uma vez que dá oportunidade para que o indivíduo identifique seus erros e trabalhe para corrigi-los. Ela costuma ser apontada quando a pessoa se comporta de maneira inadequada ou realiza uma tarefa de modo que não tenha sido positiva para todos.
Apesar das críticas construtivas serem boas, elas nem sempre são recebidas com facilidade. Por isso, não se assuste se ficar preocupado ou receoso em um primeiro momento: toda vez que uma crítica construtiva for recebida, o primeiro passo é refletir a respeito dela. Pense no que aconteceu e como você realmente deveria agir para reverter a situação de modo a crescer a amadurecer profissionalmente.
Críticas destrutivas: o que são e como lidar com elas
As críticas destrutivas são um pouco mais delicadas e, consequentemente, complicadas de lidar. Isso porque essa é uma crítica que geralmente é acompanhada de indelicadeza, acusações errôneas/sem fundamento e são realizadas de maneira incorreta, o que pode ofender quem a recebe.
Além disso, as críticas destrutivas normalmente não são acompanhadas de soluções. Sendo assim, o indivíduo que a faz simplesmente julga, mas não traz uma contribuição para que o indivíduo saiba como agir para amadurecer, melhorar ou crescer.
Críticas destrutivas são realizadas por indivíduos despreparados, que não sabem como se relacionar com as pessoas de modo a motivá-las a serem melhores. Não à toa, as críticas destrutivas não oferecem feedbacks positivos e assertivos, e podem gerar sentimentos como culpa, raiva e desmotivação.
Como reagir a esse tipo de crítica?
Ao ser criticado de modo destrutivo, o primeiro passo é agir com inteligência e controlar o estado emocional. É preciso reconhecer o quanto antes que as críticas destrutivas são recheadas apenas de informações e fatos negativos, ou seja: coisas que não devem comprometer a nossa saúde mental.
Dar muita atenção para uma crítica destrutiva pode prejudicar o indivíduo em vários sentidos, afetando diretamente sua produtividade, autoestima e até mesmo minar sua motivação para continuar trabalhando. Por isso, o ideal é sempre ser resiliente, refletir a respeito de suas ações e tomar cuidado com as explosões.