Home > Plano de Carreira > Entenda os conceitos de comunicação intrapessoal e interpessoal

Entenda os conceitos de comunicação intrapessoal e interpessoal

Como tornar a transmissão dos dados e informações um processo claro e objetivo para influenciar positivamente a interação com outros indivíduos

Foto: © Depositphotos.com / pressmaster

A comunicação é um processo que envolve troca de informações entre os seres e ocorre das mais diversas maneiras, entre elas a comunicação oral entre as pessoas, face a face ou através de aparelhos tecnológicos, a linguagem corporal, através de gestos, a comunicação escrita, entre outras.

Cada tipo de comunicação possui características que diferem-se entre si e também se integram a fim de se criar uma sincronia de ideias, contextos e relações pessoais. Dois destes tipos são a comunicação intrapessoal e interpessoal.

A comunicação intrapessoal é aquela voltada para uma única pessoa; ela está relacionada às ideias e desejos do indivíduo, é a famosa “voz interior”, o tipo de comunicação que o ser tem consigo mesmo. Neste tipo de comunicação debatemos as nossas dúvidas e dilemas, nos confrontamos com escolhas e decisões a tomar, buscamos orientações, consultamos nossos princípios e valores. Aqui o emissor e o receptor das informações são a mesma pessoa. A comunicação intrapessoal antecede a ação do indivíduo: o que falar, como se expressar, como é processada mentalmente a informação que irá influenciar a interação com outros indivíduos.

A comunicação interpessoal é o método de transmitir ideias, desejos, sentimentos e emoções a outros, transformando em ação o pensamento do indivíduo. Cada um transfere informações baseadas em suas vivências, suas emoções, sua formação educacional e cultural, suas particularidades, e a diversidade destas informações podem causar choques culturais, caso os receptores não se portem de maneira mais aberta para receber tais informações.

Foto: © Depositphotos.com / andresr

Uma vez transmitidas as informações, os receptores as processam e transformam-nas em conhecimento de acordo com as suas vivências, emoções, formações, particularidades. Para se obter sucesso neste processo, é importante e necessário que haja preocupação, cuidado, clareza e objetividade da parte dos interlocutores na transmissão das informações, assim como a possibilidade de haver um acompanhamento do receptor a fim de confirmar se tal informação foi recebida da maneira correta – método que também conhecemos como feedback.

A comunicação interpessoal e intrapessoal são funções básicas da linguagem humana, capazes de transformar pensamentos em ações, e ações em reflexões.

Matérias Relacionadas