Entrevista de emprego sempre dá um frio enorme na barriga de novatos e veteranos. Não importa se o objetivo é para ingressar no mercado, mudar de emprego ou para conseguir uma recolocação, processo seletivo é um grande desafio e, em muitos casos, uma caixinha de surpresas.
Tentando amenizar um pouco a ansiedade dos candidatos e torná-los mais preparados para este momento, a Love Mondays criou uma funcionalidade que permite aos profissionais fazerem avaliações de entrevistas de emprego. Na seção batizada de Entrevistas, os usuários comentam o processo seletivo e as perguntas que podem ser feitas pelos selecionadores.
“A entrevista de emprego é uma das primeiras etapas para conseguir um trabalho e foi um passo natural para a Love Mondays reunir avaliações sobre este momento, reforçando ainda mais nossa missão de transparência”, comenta Luciana Caletti, CEO e cofundadora da Love Mondays. “O mercado de trabalho está mais competitivo do que nunca e estar preparado para um processo seletivo pode aumentar as chances de receber uma proposta, além de deixar o profissional mais confiante e menos ansioso antes da entrevista”, completa.
Informações preciosas sobre a entrevista de emprego
Para abastecer a seção, a plataforma coletou experiências de usuários e perguntas feitas durante entrevistas de emprego. As avaliações incluem detalhes de candidatos sobre todo o processo seletivo: o formato, as perguntas e o nível de dificuldade da entrevista, além da duração média do processo. Cada avaliação inclui ainda detalhes sobre uma proposta e se esta foi aceita ou não.
Cerca de 3000 avaliações para mais de 700 empresas em vários setores já foram coletadas até agora. Para deixar suas impressões, os usuários preenchem um breve formulário que leva menos de cinco minutos.
Vale lembrar que, assim como as avaliações de empresas e os salários, todas as experiências de entrevistas divulgadas no Love Mondays são confidenciais e serão aprovadas por um membro da equipe antes de serem publicadas.
A nova seção Entrevistas inclui:
Detalhes da entrevista: cada review é categorizado por cargo, empresa, localização e período no qual a entrevista aconteceu. A página traz ainda informações sobre como o candidato conseguiu a entrevista, o tipo de entrevista e quanto tempo o processo todo durou.
Perguntas interessantes: os usuários compartilham até cinco perguntas que consideraram interessantes durante a entrevista e podem contar como responderam. Além disso, membros da plataforma podem sinalizar os reviews como úteis.
Avaliação da entrevista: os profissionais são ainda questionados sobre como foi a experiência em geral (positiva, neutra ou negativa) e o nível de dificuldade do processo (fácil ou difícil).
Resultado do processo: os usuários são incentivados a inserir sua experiência depois que o processo estiver finalizado. Assim podem compartilhar se receberam uma proposta e se aceitaram a oferta.