Com a crise econômica que tem assolado País nos últimos anos, o número de pessoas desempregadas aumentou desenfreadamente. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que visa produzir informações continuas a respeito da participação da população no mercado de trabalho, o índice de desemprego no Brasil atingiu 12,2% no último trimestre de 2017.
A crise fez com que muitas empresas buscassem por soluções mais baratas para seu quadro de funcionários, como a contratação de estagiários e profissionais temporários. Para os profissionais, o trabalho temporário também foi uma boa solução: trata-se da melhor maneira para conseguir uma recolocação, conquistar um dinheiro extra, ter mais experiência e aprimorar seu currículo para ter mais oportunidades em breve.
De acordo com pesquisa realizada pela Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humano, Trabalho Temporário e Terceirizados (Fenaserhtt), junto com o Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem), aproximadamente 5 mil profissionais brasileiros terão a oportunidade de transformar seu trabalho temporário em efetivo neste ano.
Para que o profissional tenha realmente uma chance de efetivação dentro da empresa, porém, é fundamental que duas coisas ocorram:
- A empresa precisa ter a necessidade de contratar mais um profissional para o seu quadro de funcionários;
- O profissional precisa destacar-se entre os demais.
Vale destacar que, para que essa segunda opção se concretize, é necessário que o profissional siga algumas dicas importantes. Confira abaixo quais são elas:
11 dicas para ser efetivado no trabalho temporário
- Tenha em mente que o trabalho não é um bico;
- Mantenha um bom relacionamento no ambiente de trabalho;
- Mostre que você tem bastante experiência e que pode ajudar a empresa a crescer;
- Seja pontual;
- Busque por novos conhecimentos;
- Seja comprometido;
- Mostre que você tem espírito de equipe;
- Foque nos resultados;
- Seja criativo;
- Fique de olho nos colaboradores efetivos;
- Mostre sua vontade de ser efetivado.